Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Jeep registra 90% de queda no volume de revisões de Renegade e Compass

Com queda brusca nas receitas das concessionárias, FCA aposta em lojas virtuais e pagamento remoto para estimular retomada dos negócios

Por Renan Bandeira
8 Maio 2020, 15h53
A grade com sete aberturas é marca registrada da Jeep
Compass manteve a liderança isolada entre os SUVs (Christian Castanho/Quatro Rodas)

A pandemia do coronavírus afetou fortemente concessionárias do grupo FCA.

As autorizadas do grupo que recebiam em média 8.500 visitas mensais de clientes para revisões antes do vírus, passaram a contar com apenas 10%, ou seja, apenas 850 buscas durante março – mês em que a empresa considerou o pico da paralisação para conter a disseminação do novo coronavírus.

A informação foi dada pelo diretor da Mopar (responsável pela organização de peças, serviços e atendimento ao cliente do grupo FCA), Luís Santamaria, em entrevista na manhã desta sexta-feira (8).

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Questionado sobre um possível plano para que as concessionárias mantenham-se abertas mesmo após a queda significativa do orçamento, o executivo afirmou que reuniões semanais estão sendo feitas entre concessionários e a empresa para discutir a atualização financeira.

Segundo ele, o objetivo do grupo FCA é manter 100% da rede e, em casos de dificuldades, propõe que sejam viabilizados financiamentos junto a bancos ou, então, o adiamento do pagamento das peças compradas junto a empresa.

Continua após a publicidade
Fiat-investe-loja-virtual-3
(Reprodução/Concessionária Amazonas/Fiat)

Além das revisões, a paralisação tem prejudicado também as vendas das concessionárias, que tiveram o setor de vendas presencial fechado.

A saída das marcas tem sido adotar o sistema de e-commerce para vendas de seus automóveis e também peças e acessórios.

De acordo com Santamaria, o grupo tem focado nesse setor, que se tornou uma tendência, principalmente, com a paralisação devido ao Covid-19.

Continua após a publicidade
Fiat-investe-loja-virtual-2
(Reprodução/Fiat)

O novo formato tem agradado o grupo e está sendo feita uma expansão do número de lojas virtuais, que deve crescer, em média, 170% até julho deste ano.

Segundo ele, antes da pandemia a Jeep possuía 33 concessionárias com lojas virtuais. Atualmente, o número subiu para 55, e a projeção é que, daqui 60 dias, torne-se 82 – crescimento de 148%.

A mesma proposta foi adota para a rede Fiat, que antes tinha 42 concessionárias disponibilizando serviços online. Agora, 67 adotaram a proposta, e a expectativa é que, em dois meses, o número cresça para 123 – alta de 192%.

Continua após a publicidade

Santamaria afirma também que, analisando o futuro pós-pandemia, o processo de pagamentos deverá ser alterado na rede de concessionárias da FCA.

Fiat-investe-loja-virtual
(Reprodução/Concessionária Amazonas/Fiat)

Sem concretizar qual modelo seria adotado, o executivo afirmou que, tendo em vista que as pessoas ficarão receosas “com equipamentos em que todos tem contato, como exemplo, as maquininhas de passar cartão, a tendência é que seja adotado um sistema de pagamento por celular”.

“Assim, fica garantido a segurança dos clientes e também dos funcionários das concessionárias do grupo”, completou.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa edição de maio – 733
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.