Anualmente a Jeep tem mantido a tradição de levar protótipos para um safari na região do deserto de Moab, nos Estados Unidos. O evento não é feito pela marca, mas por entusiastas e clubes de jipeiros da região. Mesmo assim, o Easter Jeep Safari virou vitrine para os experimentos da engenharia da empresa.
Na edição deste ano, a 57ª, um dos atrativos é um restomod, uma modernização de um carro antigo. O escolhido foi um Jeep Cherokee 1978 comprado em um site de classificados e que teve sua carroceria toda modificada. Além disso, ganhou cores bem tradicionais dos anos 1970. Mas é debaixo do capô que a brincadeira ficou divertida para a Jeep.
A empresa instalou o conjunto mecânico do Wrangler 4xe, que combina dois motores elétricos, um conjunto de baterias de alta tensão e um quatro-cilindros 2;0 acoplado a um câmbio automático de oito marchas. O jipão também ganhou pneus de 37” montados em rodas aro 17” customizadas.
Outra atração é a terceira versão do Wrangler Magneto, já apresentado em outras edições. O jipão 100% elétrico que inova por ter um câmbio manual. Para este ano, o Magneto 3.0 ganhou motor mais eficiente, que aumenta o torque, assim como uma programação atualizada, resultando em um aumento de 20% de energia utilizável e autonomia.
Também ganhou três funções selecionáveis pelo motorista para diferentes situações. Uma aumenta a potência de 285 cv para 650 cv. A segunda melhora a regeneração da energia em frenagens para poupar bateria e, a terceira, aciona um controle de descida no 4×4 reduzido com controle em um só pedal.
Além desses dois, a Jeep também vai mostrar outros cinco protótipos, mas o objetivo não é que eles cheguem às lojas tão cedo. Segundo Mark Allen, head global de design externo da Jeep, o evento é para exibir novas tendências de design e engenharia, mas admite que algumas inovações estão ainda longe do mercado.
Confira as fotos de todos os carros do Jeep Easter Safari 2023