Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Jeep Grand Cherokee 4xe chega por R$ 569.990 de olho em Volvo e Porsche

Jeep mais caro do Brasil, Grand Cherokee 4xe não empolga pela mecânica híbrida, mas sim pelo conforto, tecnologia e capacidade off-road

Por Eduardo Passos
Atualizado em 9 out 2023, 09h29 - Publicado em 9 out 2023, 09h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Depois de um crescimento impressionante no Brasil, impulsionado por SUVs compactos e médios, a Jeep volta a apostar em uma de suas especialidades: os utilitários grandes. A quinta geração do Jeep Grand Cherokee estreia hoje no mercado nacional, com itens (e preço) que o coloca brigando com gente grande.

    O Grand Cherokee 4xe chega em lote inicial de 150 unidades, todas na mesma versão. Além do motor 2.0 turbo que estreou na Ram Rampage, há dois motores elétricos, com destaque para o que movimenta o eixo traseiro. Ao todo, são 380 cv e 65,0 kgfm, com tração integral e modos de condução híbridos, elétricos e a combustão.

    Visual passa longe do off-road, mas vocação está presente
    Design é sóbrio e segue estilo geral da marca (Divulgação/Jeep)

    A mecânica híbrida somada aos 4,91 m de comprimento e farta lista de equipamentos ajuda a explicar o valor de R$ 569.990. Os executivos da marca afirmam publicamente que seu grande rival é o Volvo XC90, com possibilidade de concorrer, também, com os BMW X5 e X6 e até a zona cinza entre os Porsche Macan e Cayenne, entre outras opções.

    São 4,91 m de comprimento, 2,96 m de entre-eixos e 1,97 m de largura, com cinco lugares
    São 4,91 m de comprimento, 2,96 m de entre-eixos e 1,97 m de largura, com cinco lugares (Divulgação/Jeep)
    Continua após a publicidade

    Espaço de sobra

    Apesar do tamanho bem superior ao de um Toyota SW4, por exemplo, o Grand Cherokee busca oferecer conforto amplo a cada ocupante, de modo que oferece somente cinco assentos.

    Jeep_Grand_Cherokee_4xe_010
    Fartura: são mais de 50″ de telas (Divulgação/Jeep)

    Todos têm tratamento de carro executivo, com direito a assentos aquecidos, oito saídas USB (quatro USB-A, quatro USB-C), revestimento em couro e material que imita madeira ao redor da cabine, vidros acústicos e até sistema de cancelamento ativo de ruídos, executado através do som de alta fidelidade da Alpine.

    Jeep_Grand_Cherokee_4xe_055
    Bancos dianteiros têm ajustes elétricos, ventilação e aquecimento (Divulgação/Jeep)
    Continua após a publicidade

    O painel se destaca por trazer mais de 50” de telas, incluindo o quadro de instrumentos digital (10,25”), central multimídia (10,1”), head-up display (10”) e retrovisor digital (11,8”). Nada se destaca tanto, porém, quanto à segunda multimídia, que fica sobre o porta-luvas e é exclusiva do passageiro, que pode operar o GPS para o condutor e navegar por conteúdos de áudio e vídeo.

    Só o carona pode ver central multimídia secundária
    Só o carona pode ver central multimídia secundária (Divulgação/Jeep)

    Jeitão executivo

    O Grand Cherokee 4xe preza pela sobriedade, com estilo discreto que pouco foge do padrão de SUVs da Jeep. O primeiro lote chega ao Brasil apenas em tons de preto, branco e cinza; ainda que tons de creme estejam disponíveis nos EUA, nosso mercado terá somente interior predominantemente preto.

    Espaço traseiro é farto
    (Divulgação/Jeep)
    Continua após a publicidade

    É o jeito que a fabricante encontrou para atrair um público mais maduro, acima de 50 anos e com famílias maiores. São esses os principais compradores do seu topo de linha no país, naturalmente interessados por um veículo mais discreto e menos chamativo.

    Porta-malas tem 580 litros
    Porta-malas tem 580 litros (Divulgação/Jeep)

    A expectativa é de mais sucesso que o Compass 4xe, tanto que o número de concessionárias aptas para vender e atender aos Jeep híbridos dobrou. Ao todo, serão 80 espalhadas pelo Brasil, com vendas já acontecendo.

    Acabamento é feito com couro e imitação de madeira escura
    Acabamento é feito com couro e imitação de madeira escura (Divulgação/Jeep)
    Continua após a publicidade

    Híbrido “leve”?

    Se nos equipamentos e conforto o Grand Cherokee 4xe causa boas impressões, a mecânica híbrida pode frustrar alguns compradores, dado que os números iniciais passam longe de impressionar.

    Apesar deste ser um híbrido plug-in com bateria de 17,3 kWh (boa para esse tipo de eletrificado), a autonomia em regime elétrico do carro é de apenas 29 km segundo o Inmetro. A depender da rotina do dono, será impossível ir e voltar do trabalho sem queimar um pouco de gasolina.

    São 2h30 na tomada para rodar 29 km em modo elétrico
    São 2h30 na tomada para rodar 29 km em modo elétrico (Divulgação/Jeep)

    Caso possa contar apenas com o motor elétrico, o motorista terá 180 cv e 32,4 kgfm, mais do que suficientes para deslocamentos urbanos. Se a opção for pelo 2.0 turbo, são também satisfatórios 272 cv e 40,0 kgfm e, em regime híbrido, os já citados 380 cv e 65,0 kgfm levam o modelo de 2,5 toneladas de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 s, ajudados pelo câmbio automático de oito marchas e tração integral. 

    Continua após a publicidade
    Capacidade off-road se mantém presente
    Capacidade off-road se mantém presente (Divulgação/Jeep)

    O preparo off-road é inato a um Jeep, com ajustes específicos na suspensão independente, câmera frontal para trilhas e sistema Quadra-Trac II, que vetoriza o torque e aplica freios independentemente conforme a demanda do solo. A capacidade de imersão é de 61 cm, enquanto o reboque supera 2.300 kg.

    Jeep Grand Cherokee 4xe já está à venda em 80 concessionárias pelo Brasil
    Jeep Grand Cherokee 4xe já está à venda em 80 concessionárias pelo Brasil (Divulgação/Jeep)

    O que decepciona, entretanto, é o consumo: mesmo com motores elétricos funcionando junto ao 2.0, o Grand Cherokee 4xe rendeu 8,3 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada, segundo o Inmetro. Abaixo do que espera o comprador de um híbrido, mas longe de ser uma ameaça ao alcance do utilitário com tanque de 72 litros.

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.