Jeep e RAM já podem ter carros com design brasileiro
Antigo Centro Estilo Fiat agora pode trabalhar em projetos de Jeep e RAM para o mundo inteiro
Modelos Jeep e RAM do mundo inteiro poderão ter a participação de brasileiros em seu design.
A FCA (Fiat Chrysler Automóveis) ampliou as instalações do renomado Centro Estilo Fiat, rebatizado como FCA Design Center. Agora, novo espaço de 2.700 m² reforça a autonomia conquistada pela fábrica de Betim (MG) e passa a se envolver, também, em projetos das outras marcas do grupo.
Foram investidos cerca de R$ 11,4 milhões nos dois andares deste que é considerado o maior estúdio de desenho automotivo da América Latina.
São cerca de 150 profissionais, entre eles designers, engenheiros, sociólogos e psicólogos, dedicados ao desenvolvimento de novos modelos das marcas Fiat, Jeep e RAM. Eles podem se envolver em projetos do mundo inteiro.
Destaque no pavimento inferior é o laboratório de UX (User Experience), que leva o usuário para dentro das pesquisas de desenvolvimento. Simuladores são usados para definir novas inter entre o usuário e os comandos do automóvel, e também é utilizado para avaliar novos padrões de cores e texturas do acabamento interno e externo.
A Sala Virtual é dotada de um projetor a laser capaz de exibir o desenho do veículo em tamanho real e detalhes específicos de desenho interno e externo, promovendo a integração entre diversas equipes através de apresentações mais precisas e impactantes. O ambiente também permite novos exercícios de estilo.
A apresentação dos protótipos antes da aprovação final é feita no Showroom, sala dotada de iluminação difusa, essencial para realçar tonalidades de pintura e elementos de estilo.
O último espaço no térreo é o Integrated, onde profissionais de desenho e engenharia interagem em dois ambientes para modelagem de carrocerias em massa clay.
Acima do Integrated há um mezanino onde os desenhistas visualizam os modelos sem precisar deixar o pavimento superior.
O novo prédio é fiel ao conceito de desenvolvimento local e colaboração global devido à integração com os outros três polos de desenvolvimento do grupo FCA nos Estados Unidos, Itália e China.