Jeep Compass, Commander e Renegade 1.3 turbo 2025 agora têm 176 cv
SUVs da Jeep ficaram mais fracos e lentos com o motor modificado para cumprir as novas normas de emissões do Proconve L8

Desde o dia 1º de janeiro, as fabricantes precisam seguir uma série de novas regras de emissões de poluentes e ruídos, impostas pelo Proconve L8. Isto não só fará com que alguns motores antigos saiam de linha, mas também com que propulsores mais atuais sejam modificados para se encaixar nas normas. Foi o caso do 1.3 turbo da Stellantis, que teve sua potência reduzida de 185 cv para 176 cv.
Esta mudança foi revelada no site oficial da Jeep, nas páginas dedicadas ao Compass, Commander e Renegade. Em todos os casos, os SUVs são listados com “motor turbo flex de 176 cv” nas versões com o propulsor de 1,3 litro. A nova potência é 9 cv menor do que o modelo anterior, que chegava a 185 cv com etanol no tanque. Agora os 176 cv são os mesmos tantol usando etanol quanto gasolina.
Apesar da redução na potência, o torque continua o mesmo, de 27,5 kgfm (ou 270 Nm, motivo pelo qual a marca chama o motor de T270).
Até o momento, apenas o site da Jeep mostra esta potência reduzida. A página oficial da Fiat segue divulgando Fastback, Pulse e Toro com 185 cv, assim como as versões esportivas Pulse Abarth e Fastback Abarth.
Mesmo que já divulgue a nova potência no site, a Jeep não indica qual é o consumo do motor 1.3 turbo após as modificações para o PL8. A única informação referente ao desempenho que aparece no site oficial é para o Compass, que passa a ter uma aceleração de 0 a 100 km/h em até 9,8 segundos. A ficha técnica do modelo anterior declarava um 0 a 100 km/h em 9,8 s com gasolina e 9,4 s com etanol.
Esta não será a única mudança para os carros da Jeep. O motor 2.0 turbodiesel de 170 cv será substituído pelo mesmo 2.2 turbo de 200 cv que estreou na linha 2025 da Ram Rampage. Segundo nosso colega Marlos Ney Vidal do site Autos Segredos, a Stellantis já encerrou a produção dos carros com o 2.0 TD e está vendendo os estoques até o início da fabricação dos SUVs com o 2.2 TD.
Questionada por QUATRO RODAS sobre a perda de potência do motor 1.3 turbo, a Stellantis confirmou as alterações e diz que “os produtos normalmente têm evoluções técnicas com melhorias para o consumidor. As pequenas alterações de potência em alguns modelos são imperceptíveis na utilização cotidiana.”