Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Jeep Compass 2022: detalhes, itens de tecnologia e tudo que sabemos do SUV

Sem grandes mudanças por fora, SUV médio aposta em muita conectividade e nova motorização para manter hegemonia. Confira todos os detalhes

Por Eduardo Passos
Atualizado em 23 mar 2021, 23h05 - Publicado em 23 mar 2021, 18h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Teto preto chama atenção no novo Jeep Compass 2022
    Teto preto chama atenção no novo Jeep Compass 2022 (Divulgação/Jeep)

    Sucesso absoluto entre os SUVs médios, o Jeep Compass passará por reestilização no Brasil em breve, a fim de manter o domínio na categoria diante da chegada dos Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

    Seu lançamento no Brasil acontece até junho, mas as principais novidades do novo Compass, especialmente no que diz respeito a sua evolução em tecnologia, podem ser conferidas em mercados onde o modelo já foi lançado. 

    Jeep Compass 2022 (1)
    A traseira recebeu novas lanternas de leds (Divulgação/Jeep)

    Visual do Jeep Compass 2022

    O Compass 2022 não muda tanto por fora. O para-choque é novo e pode ter a base pintada na cor da carroceria na versão S, a grade foi discretamente redesenhada e há opção dos novos faróis serem full-led, assim como as novas lanternas traseiras. Os faróis de neblina também são de leds e estão menores.

    Continua após a publicidade

    O SUV segue com possibilidade de pinturas em dois tons, com teto preto que contrasta até mesmo com o verde clássico da fabricante. Caso prefira, o comprador também pode optar por versão com teto solar panorâmico, já vendida no mercado chinês.

    Todas versões terão faróis de led, com projetores na versão S
    Todas versões terão faróis de led, com projetores na versão S (Divulgação/Jeep)

    A mesma nova grade frontal tem alojada a câmera de assistência a estacionamento. No para-brisas, outra câmera que servirá para sistemas de direção autônoma, como piloto automático adaptativo, assistente de mudança e manutenção de faixa, reconhecimento de placas de trânsito e frenagem de emergência. Estes equipamentos também estarão no novo SUV da Fiat

    Equipamentos como partida sem chave, abertura elétrica da tampa do porta-malas, acendimento automático dos faróis e sensor de chuva seguem presentes nas versões mais caras. Há opções de rodas de aro 17 e 18.

    Centrais multimídia mais conectadas para o Compass 2022

    Interior do Compass em sua plenitude: central de 10,1 polegadas e painel de 10,25 polegadas
    Interior do Compass em sua plenitude: central de 10,1 polegadas e painel de 10,25 polegadas (Divulgação/Jeep)
    Continua após a publicidade

    Se para alguém que não acompanha o novo Compass pode até passar batido na rua, por dentro a história é completamente diferente. Isso porque SUV médio optou por transformações profundas em seu interior, apostando em tecnologia para melhorar a experiência de condução.

    Por dentro, quase tudo é inédito. O painel tem linhas mais horizontais, com saídas de ar-condicionado mais estreitas. Além disso, há novas opções de centrais multimídias e que dão ótimas pistas de como será a  novo SUV da Fiat, atualmente chamado Progetto 363.

    Versão mais básica traz a mesma central de 8,4 polegadas do Progetto 363 e painel analógico que contrasta com a modernidade do Uconnect 5
    Versão mais básica traz a mesma central de 8,4 polegadas do Progetto 363 e painel analógico que contrasta com a modernidade do Uconnect 5 (Divulgação/Jeep)
    Solitário? Converse com a Alexa no novo Compass
    Solitário? Converse com a Alexa no novo Compass (Divulgação/Jeep)

    Uma das principais mudanças é na central multimídia, que recebe duas opções: a primeira delas, da versão Sport, é igual à do 363, com tela de 8,4 polegadas, enquanto a maior traz display de 10,1 polegadas. Ambas as variantes contam com a nova interface Uconnect 5 e vêm com hardware Intel.

    Continua após a publicidade

    Avaliações dão conta que a navegação é muito mais fluida, eliminando a diferença de usabilidade gritante entre centrais automotivas e smartphones, por exemplo.

    Falando em celulares (com o perdão do trocadilho), esses ocuparão papel de destaque no Compass, que terá suporte às versões sem fio de Android Auto e Apple CarPlay e carregamento por indução de 15W nas versões mais caras.

    Espaço do carregador é pensado em smartphones de todos os tamanhos
    Espaço do carregador por indução é pensado em smartphones de todos os tamanhos (Divulgação/Jeep)

    Haverá comunicação mútua entre carro e telefone: do aparelho será possível rastrear o novo Jeep Compass (com funções especiais em caso de roubo), manter controle detalhado de quilometragem, viagens feitas e consumo, e se informar em tempo real de dados como combustível, bateria e temperatura dos fluidos.

    jeep_compass_technology_uconnect_dsk_1450x696_04
    Será possível controlar e rastrear o carro via celular e relógios inteligentes (Divulgação/Jeep)
    Continua após a publicidade

    A Jeep prepara até mesmo uma “autoescola”, avaliando, via telemetria, dados de frenagem e esterçamento para avaliar a direção do condutor, com dicas de segurança e economia. O recurso de geofence também é previsto, dando ao proprietário a capacidade de designar uma região na qual o carro pode trafegar.

    Esse serviço já foi brevemente anunciado ao Brasil e será batizado de Adventure Intelligence. Compatível até com smartwatches, o app também poderá definir alertas de velocidade e tempo de condução para prevenir fadiga.

    Interface do Adventure Intelligence mostrando nível de combustível, pressão dos pneus e quilometragem
    Serviço já foi anunciado, com poucos detalhes, no Brasil (Reprodução/Jeep)

    Que a Stellantis trabalha junto à Amazon não é segredo, e o recém-lançado Jeep Wagoneer traz um pouco dessa integração. O Compass, entretanto, deverá aproveitar a parceria com a TIM também, oferecendo pacotes de dados ao hotspot Wi-Fi do carro mediante assinatura.

    Continua após a publicidade
    Jeep Compass 2022 estacionamento
    Carro terá sistema de visão 360º para manobras (Divulgação/Jeep)

    Também haverá bastante sintonia com a Amazon Alexa, que servirá de assistente de voz capaz até de controlar dispositivos conectados via nuvem, como acender as luzes de casa antes de chegar ou já ligar o ar-condicionado do quarto.

    Painel de novidades do Jeep Compass 2022

    O 'telão' de instrumentos do Compass é Full HD
    O ‘telão’ de instrumentos do Compass é Full HD (Divulgação/Jeep)

    Destaque à parte, o quadro de instrumentos do Compass terá três versões, começando com uma bem básica, de indicadores analógicos e tela de 3,5’’ para o computador de bordo, na versão Sport. 

    Jeep Compass 2022 detalhe
    Há modo de seleção do terreno (Divulgação/Jeep)

    Versões Longitude e Limited, por sua vez, trarão somente indicadores digitais, numa tela de 7’’ (também presente no Progetto 363) enquanto as versões Trailhawk e S, de topo, terão um painel de instrumentos de 11,25 polegadas – maior do que a própria central multimídia.

    Com resolução Full HD, o ‘painelzão’ terá até 12 configurações diferentes, permitindo ao motorista enxergar o que mais importa no contexto de sua viagem.

    Interior

    Há poucas mudanças nos bancos
    Há poucas mudanças nos bancos (Divulgação/Jeep)

    Com tantas novidades, é fácil esquecer de outros detalhes do novo Jeep Compass, que mudou alguns aspectos do acabamento interno e ampliou o uso de couro na cabine. Mas bancos e espaço interno são exatamente os mesmos de hoje. 

    Portas foram umas das partes redesenhadas
    Portas foram umas das partes redesenhadas (Divulgação/Jeep)

    O volante também mudou, e se você acha que já viu ele em algum lugar não está errado: é praticamente o mesmo volante do Progetto 363, apresentado na websérie que a Fiat promove para o lançamento do carro.

    FCA achou seu volante novo tão bonito que irá usá-lo em outros modelos
    Stellantis achou seu volante novo tão bonito que irá usá-lo em outros modelos (Divulgação/Jeep)

    Em termos de segurança, os ocupantes são protegidos por seis airbags, incluindo laterais. Há controle de estabilidade, ABS e assistente de frenagem na chuva, que, em dias molhados, aplica leve pressão nos discos dianteiros periodicamente a fim de expulsar água dos freios.

    Rodas não mudaram mas freios estão mais seguros

    O carro também se apoia no sistema anti-capotagem (ERM) e no Auto Hold, que acelera e freia por conta própria em engarrafamentos pesados. O Compass também oferece assistência para subidas e descidas íngremes.

    Os motores do Jeep Compass 2022

    20210218-BETIM/MG - STELLANTIS- Motor GSE Turbo- Foto Leo Lara/Studio Cerri
    Novo motor 1.3 GSE Turbo terá mais de 180 cv na versão flex (Stellantis/Divulgação)

    Nada disso importa se o carro não sai do lugar, certo? De olho nisso, a Stellantis preparou um Compass ainda mais potente, mantendo opções flex e diesel.

    A primeira delas usará o recém-apresentado motor 1.3 GSE Turbo (T4), com mais de 180 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, números da versão a gasolina. Usando etanol, a potência deve chegar a 186 cv.

    “Botão do pânico”, útil em emergências, já está homologado no Brasil (Divulgação/Jeep)

    Com injeção direta, o T4 possui quatro válvulas por cilindro e deve entregar bom torque em baixas rotações. A Stellantis foi meticulosa e promete uma unidade de potência extremamente eficiente, sem equivalentes no Brasil (confira nossa análise completa).

    Enquanto no exterior a versão diesel chega com os mesmos 173 cv de antes, o Brasil deverá receber um Compass diesel ‘anabolizado’, com motor 2.0 turbo e mais de 200 cv e 40 kgfm.

    Porta-malas mantém 400 l, aproximadamente, de capacidade. Mas agora ele fecha e abre sozinho
    Porta-malas mantém 400 l, aproximadamente, de capacidade. Mas agora ele fecha e abre sozinho (Divulgação/Jeep)

    Para se adequar às normas de emissões nacionais, o site Autos Segredos cravou que a Jeep usaria concentrado de ureia (Arla 32) no tratamento das emissões. Curiosamente, o capotamento de um protótipo do novo Compass em Belo Horizonte permitiu a confirmação de que o tanque de ureia realmente existe e fica alojado atrás das rodas traseiras.

    Teto solar é opcional
    Teto solar é opcional (Divulgação/Jeep)

    No caso do motor 1.3, o Compass fará como a picape Toro, usando câmbio automático de seis marchas. O diesel, por outro lado, virá com transmissão automática de nove velocidades atualizada. A tração integral só estará disponível nos modelos a diesel.

    Preços e prazo de lançamento

    Sem data oficial de lançamento no Brasil, o novo Compass chegará ao mercado nacional entre maio e junho, com chances de ser anunciado oficialmente pela Jeep no dia 5 de abril.

    Detalhes da edição limitada 80th Anniversary
    Detalhes da edição limitada 80th Anniversary (Divulgação/Jeep)

    Além das versões de sempre, prevê-se a edição especial Limited 80th Anniversary, comemorando os 80 anos da marca americana. Nesta configuração o SUV receberá emblemas exclusivos nas portas e cabine, pintura inédita em verde tom-sobre-tom e acabamento em cinza nas rodas.

    Os preços devem seguir os praticados hoje, mas com sensível reajuste. Desta forma, a versão de entrada Sport partiria dos R$ 140.000 e a Série S com motor turbodiesel passaria dos R$ 240.000.

    Ficha técnica do novo Jeep Compass 2022

    Novo Jeep Compass 2022
    Novo Jeep Compass 2022 (Divulgação/Jeep)

    *Valores estimados

    Fotos do Jeep Compass 2022

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    CAPA743
    (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.