Prestes a ser lançado no Brasil, o novo Jeep Commander também atenderá o mercado indiano, e é de lá que surgem novidades acerca de sua aguardada versão diesel.
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Segundo fontes do site Autocar India, o SUV de sete lugares utilizará um sistema híbrido para atingir os esperados 200 cv em sua versão diesel, cujo torque é esperado na casa dos 40 kgfm.
A ideia seria utilizar um sistema mild-hybrid de 48V, carregado pelo motor 2.0 ou pela recuperação de energia cinética. Do tipo BSG, o motor elétrico usaria uma correia dentada tanto para dar partida no motor como para auxiliar o movimento do virabrequim, diminuindo a resistência mecânica e aumentando a eficiência do sistema.
Como não há conexão entre unidade elétrica e transmissão, o Commander MHEV não exigiria grandes modificações no MultiJet 2.0, amplamente utilizado pela Stellantis ao redor do mundo.
De acordo com o noticiário indiano, o SUV híbrido seria lançado em meados de 2022. A possibilidade também se repete no Brasil, que receberia, inicialmente, o Commander com novo motor 1.3 turbo, também usado no Compass e na Fiat Toro.
Novos detalhes também dizem respeito ao interior do veículo, que traria duas configurações de assentos. Uma delas é a tradicional sete-lugares, com arranjo 2-3-2. Outra, mais refinada, seria 2-2-2, com espaçosas cadeiras do tipo capitão na fileira intermediária.
A versão de topo também receberá o mesmo painel do novo Compass, com cluster de 10,25’’ e central multimídia de 10,1’’, e seu preço deverá se posicionar em algo entre R$ 250.000 e R$ 300.000.
Novidades são aguardadas para o dia 8 de julho, quando a Stellantis realizará evento global de anúncio de seus planos de eletrificação. A companhia já garantiu que, a partir de agora, apenas picapes e SUVs fullsize terão opção de plataformas não-híbridas, extintas a partir de 2023.
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