Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Jeep: o 4×4 raiz que faz história há quase 80 anos

Sinônimo de 4x4, o primeiro Jeep nasceu para servir na guerra. Em tempos de paz, ajudaram a desenvolver nações e hoje lembram o que é um Jeep de verdade

Por Felipe Bitu
Atualizado em 17 jul 2020, 14h36 - Publicado em 18 jul 2016, 21h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Jeep Willys CJ

    Criado pela fabricante americana Willys Overland no início da Segunda Guerra, o Jeep original só assumiria oficialmente seu nome anos depois, tornando-se uma marca registrada. A partir de 1987, a Jeep passa a fazer parte do grupo Chrysler (hoje grupo FCA, sigla para Fiat Chrysler Automobiles).

    Ao longo de 74 anos, os veículos da marca foram protagonistas de diversos episódios históricos, graças à robustez, eficiência e carisma que sempre os caracterizaram. A receita seria ainda mais azeitada com os elementos de conforto, segurança e sofisticação adicionados aos modelos mais recentes. Confira a seguir como tudo isso aconteceu.

    1941 – Willys MB

    Willys MB

    Com o envolvimento dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, o exército americano requisita um veículo leve com tração nas quatro rodas, capacidade para três soldados e uma metralhadora. Mais de 600 mil unidades do Willys MB seriam produzidas durante o conflito. Comandante das forças aliadas, o general Dwight Eisenhower cita o veículo como uma das quatro ferramentas fundamentais para a vitória final, junto com a bazuca, a bomba atômica e o avião de transporte C-47.

    1945 – Willys CJ-2A

    Jeep CJ-2A

    Chega ao mercado o CJ-2A, o primeiro Jeep civil e o primeiro a ostentar a grade frontal com sete aberturas. Ideal para o uso rural e industrial, podia ser equipado com assentos extras, tomadas de força para implementos agrícolas, guincho, removedor de neve e outras ferramentas.

    Continua após a publicidade

    1946 – Willys Jeep Station Wagon

    Willys Jeep Station Wagon

    Desenvolvido para o trabalho e lazer, o Station Wagon inicia a tradição Jeep no segmento de utilitários para toda a família. Teve mais de 300 mil unidades produzidas apenas nos Estados Unidos, e também foi montada e produzida sob licença em outros países, como no Brasil, onde deu origem à Willys Rural.

    1948 – Willys Jeepster

    Willys Jeepster

    Com visual e conforto de carro de passeio, o Jeepster foi um conceito à frente de seu tempo – apesar do design, digamos, estranho. Mais longo e baixo que o modelo original,assumia ares de roadster com seus pneus de faixa branca e muitos cromados.

    1954 – Willys Jeep CJ-5

    Jeep CJ-5

    Continua após a publicidade

    Surge o CJ-5, o mais longevo de todos os Jeep civis: com para-lamas arredondados e maior distância entre-eixos, tornou-se um dos veículos mais populares do planeta. Constantemente aperfeiçoado, recebeu melhorias como freios dianteiros a disco, motores de seis cilindros em linha ou V8, a gasolina ou diesel. Mais de 603 mil unidades foram produzidas até 1983.

    1957 – Início da produção do Jeep no Brasil

    willys overland 1957

    Um ambicioso plano industrial incentiva a nacionalização da produção de veículos no Brasil. Um dos primeiros é o Jeep CJ-5, que já era montado com componentes importados na fábrica da Willys Overland do Brasil em São Bernardo do Campo (SP) desde 1954.

    1962 – Jeep Wagoneer

    Jeep Wagoneer

    O conceito de utilitário esportivo nasce com o Wagoneer, o primeiro 4×4 de luxo do mundo. Sucessor do Jeep Station Wagon, trouxe avanços inéditos como suspensão independente, direção hidráulica, ar-condicionado e transmissão automática. Foi produzido com alterações mínimas até 1991 – e deve voltar ao mercado logo mais, como modelo top de linha da Jeep no planeta.

    Continua após a publicidade

    1967 – Kaiser Jeep M715

    Kaiser Jeep M715

    Baseado na picape Gladiator, o M715 fez o caminho inverso do jipe MB: projetado para o uso civil, acabou adotado por vários exércitos. Em lugares como a Coreia do Sul, ele permanece na ativa.

    1974 – Jeep Cherokee (SJ)

    Jeep Cherokee SJ

    Começa a produção do Cherokee. Inicialmente desenvolvido como uma versão de duas portas mais compacta do Wagoneer, ele logo ganhou a opção de cinco portas, transformando-se num dos maiores sucessos da história da marca.

    1984 – Jeep Cherokee (XJ)

    Jeep Cherokee XJ

    Continua após a publicidade

    O Cherokee de segunda geração se firma como um dos mais carismáticos modelos Jeep: dotado de estrutura monobloco, era um pouco menor que o Wagoneer, mas oferecia excelente espaço interno para quatro adultos. A partir dele a Jeep desenvolveu a Comanche, última picape a ser oferecida pela marca até 1992.

    1987 – Jeep Wrangler (YJ)

    Jeep Wrangler Renegade

    Sucessor da linha CJ, o Wrangler estabelece novos padrões, adicionando o requinte técnico do Cherokee à robustez do jipe clássico, com conforto ideal para o uso diário. Caracterizado pelos faróis retangulares, foi um grande sucesso, contabilizando mais de 685 mil unidades produzidas.

    1993 – Jeep Grand Cherokee (ZJ)

    Jeep Grand Cherokee ZJ

    O Grand Cherokee chega ao mercado para ser o SUV top de linha da Jeep. Podia ser adquirido com qualquer um dos três sistemas de tração Jeep: Command Trac, Selec-Trac e Quadra-Trac. Airbag para o motorista e freios ABS eram itens de série, e motores V8 de até 5,9 litros impulsionavam as versões mais exclusivas.

    Continua após a publicidade

    1997 – Jeep Wrangler (TJ)

    Jeep Wrangler TJ

    Os tradicionais faróis redondos da Jeep retornam na segunda geração do Wrangler, que aposenta os feixes de molas em favor de molas helicoidais na suspensão, para maior conforto e estabilidade. Em 2004 surge a versão de entre-eixos longo Unlimited.

    2002 – Jeep Liberty (KJ)

    Jeep Liberty

    Batizada como Liberty nos Estados Unidos, a terceira geração do Cherokee confirma a retomada dos elementos de estilo clássicos que definiriam a identidade visual da marca.

    2007 – Jeep Compass

    Jeep Compass

    O Compass é apresentado como um utilitário com vocação mais urbana, moderno e confortável – mas para horror dos entusiastas da marca, sem tração integral. Enquanto isso, o Wrangler chega a sua terceira geração maior e mais largo, com freios ABS e controles de estabilidade e tração.

    2014 – Jeep Cherokee (KL)

    Jeep Cherokee KL

    O mais novo Cherokee traz linhas afiladas que rompem os paradigmas da Jeep. Itens de conforto, segurança e entretenimento ganham força, sem deixar de lado o espírito explorador.

    2015 – Jeep Renegade

    Jeep Renegade

    Com o lançamento mundial do Renegade no segmento de SUVs compactos e a inauguração de uma nova fábrica no Brasil – a primeira exclusiva da marca fora dos Estados Unidos –, a Jeep dá continuidade ao maior plano de expansão em seus 74 anos de história.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.