Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Jaguar Land Rover perde 100.000 vendas anuais por fama de problemática

Marca precisa melhorar percepção de qualidade dos atuais e potenciais proprietários para reduzir perdas causadas por fama de frágil

Por Igor Macario
Atualizado em 1 fev 2023, 15h50 - Publicado em 4 mar 2021, 18h24

discovery

Não é novidade que os carros da Jaguar Land Rover não têm das melhores reputações quanto à durabilidade e confiabilidade. A fabricante sabe disso, tanto que estima perder nada menos que 100.000 vendas anuais apenas pela “fama” de frágeis ao redor do mundo.

É um número bem representativo para uma empresa que entregou 425.974 carros novos em 2020. Não fosse pela reputação, eles poderiam ter tido vendas 23,4% maiores e compensado quase toda a queda frente a 2019, que foi de 23,6%.

Tanto que a fabricante vai investir ainda mais pesado para melhorar a imagem relativa à qualidade de seus produtos como parte do plano de reestruturação. Segundo o CEO da JLR, Thierry Bollore, em entrevista à agência Automotive News, a empresa está fazendo “melhorias dramáticas” nesse sentido.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

Continua após a publicidade

Isso porque a fama é em parte verdadeira, com a marca figurando entre as cinco fabricantes com pior percepção de qualidade entre seus proprietários no ranking da J.D Power no mercado americano.

O problema já foi discutido até com acionistas e investidores numa recente reunião, segundo o CEO, que apontou um recorde negativo para os modelos da linha 2021. A situação definitivamente não é das melhores para a Jaguar Land Rover.

Continua após a publicidade

Para resolver o problema, a JLR vem reduzindo a complexidade de seus carros, dando menos margem para que sistemas dêem problemas ao longo da vida útil dos modelos.

f-type
Jaguar F-Type (Divulgação/Jaguar)

E uma pesquisa recente indica que o trabalho vem dando algum resultado. Em 2020, a marca reduziu pela metade o gasto resolvendo problemas de carros em garantia em relação a 2019.

Continua após a publicidade

Além de diminuir as perdas com a fama de frágil, a Jaguar Land Rover poderá cortar até 25% da produção e encerrar a carreira de vários modelos em linha atualmente. Também deverá se lançar de vez em novos modelos elétricos e híbridos, para tentar melhorar a rentabilidade da marca globalmente.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

QR - CAPA 742 - FEVEREIRO
(Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.