Jaguar F-Type 2019 recebe motor 2.0 turbo de Evoque e Discovery Sport
Esportivo inglês passa a contar com propulsor de quatro cilindros por preço menor. Versões V6 e V8 continuam na gama
A principal novidade na linha 2019 do Jaguar F-Type é a introdução do motor 2.0 Ingenium (a gasolina) já utilizado pelos sedãs XE e XF, e pelos Land Rover Discovery Sport e Evoque.
Esse propulsor é o quatro-cilindros mais potente já produzido pelo grupo e desenvolve 300 cv e 40,8 mkgf.
Para chegar a estes números, utiliza bloco de alumínio, turbo com coletor integrado ao escape (o que promete reduzir o turbo lag), duplo comando de válvulas com ajuste variável de fase e injeção direta de combustível. Entrando precocemente, o torque máximo se manifesta aos 1.500 rpm.
Além disso, trabalha em conjunto com uma transmissão de oito marchas com possibilidade de trocas manuais por meio de alavancas atrás do volante. De acordo com a Jaguar, as mudanças são realizadas pela caixa em apenas 200 milissegundos.
De acordo com a Jaguar, o novo F-Type 300 pode ir de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h. Esses dados valem tanto para a versão cupê quanto para a conversível.
Por dentro, a Jaguar modificou os assentos, introduzindo estrutura de magnésio nos bancos – isso reduziu o peso em 8,46 kg por banco (são apenas dois).
Mais leve e mais fino que os anteriores, o usuário passa a contar com mais ajustes de posição. Por conta da carroceria cupê, espaço interno é um ponto crítico nesse tipo de esportivo. Com bancos mais finos, mais espaço para controles.
Assim como as versões mais caras da gama, o F-Type 300 conta com vetorização de torque, coluna de direção com ajuste elétrico, faróis totalmente em leds e sistema de som Meridian de 380 W.
Além disso, o visual apresenta o pacote de visual R-Dynamic, câmera de ré e monitor de ponto cego.
O teto tem forração em Alcantara e o ar-condicionado é de duas zonas.
Entre as novas tecnologias voltadas para a segurança estão a frenagem autônoma de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito e ACC (controle de cruzeiro adaptativo).
O Jaguar F-Type 300 R-Dynamic será o único do cardápio a utilizar turbina. Os motores V6 e V8 contam com um compressor mecânico.
A marca tem planos de voltar a importar a configuração SVR, de 575 cavalos e tração integral, porém sob encomenda.
A linha 2019 do F-Type ficou assim
F-Type 300 R-Dynamic Coupé – R$ 339.929
F-Type 300 R-Dynamic Cabrio – R$ 346.144
F-Type 380 R-Dynamic V6 Coupé – R$ 481.269
F-Type 380 R-Dynamic V6 Cabrio – R$ 487.849
F-Type SVR 2019 – lançamento no último trimestre do ano. Preço ficará entre R$ 700.000 e R$ 800.000