Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido e novo elétrico só estreia em 2026

Marca passará por uma reinicialização em suas operações, com novos carros, nova plataforma e muitas outras novidades que serão reveladas no fim deste ano

Por Lucas Parente
Atualizado em 1 nov 2024, 09h56 - Publicado em 1 nov 2024, 09h00
Jaguar-F-Pace-90th-Anniversary-Edition-516-5-1536x864
Jaguar F-Pace 90th Anniversary Edition (Divulgação/Jaguar)
Continua após publicidade

A Jaguar é uma fabricante inglesa e vende carros no Reino Unido desde 1935, mas terá um hiato em suas operações de agora até 2026. Isso porque o Jaguar F-Pace não está mais à venda justamente no país onde é fabricado.

Na verdade, o SUV apenas seguiu os XE, XF e F-Type, feitos na fábrica de Castle Bromwich, e os E-Pace e I-Pace, que são fabricados na Áustria, que deixaram de ser vendidos no Reino Unido no meio deste ano. Os F-Pace, I-Pace e E-Pace até seguem em produção, mas apenas para exportação.

O F-Pace foi o carro mais vendido da Jaguar em 2023, com 22.000 unidades em todo o mundo. O segundo mais vendido, o I-Pace, não chegou nem à metade disso.

O que está acontecendo com a Jaguar?

Resumindo bastante, a Jaguar está passando uma fase de reestruturação. A empresa decidiu que não fabricará mais nenhum carro a combustão, apenas elétricos. Mas perdeu o momento certo de iniciar a produção de uma nova linha de carros elétricos enquanto negociava o compartilhamento de sistemas com outros fabricantes, o que aconteceu entre 2020 e 2021. Uma das tentativas teria sido com a BMW.

Jaguar I-Pace
Jaguar I-Pace (Divulgação/Jaguar)
Continua após a publicidade

A Jaguar decidiu, então, desenvolver seus próprios carros elétricos a partir de uma nova plataforma, chamada de Panthera ou JEA. Depois, a JLR iniciou uma parceria de compartilhamento de tecnologia com a Chery para ter elétricos de autonomia estendida, mas isso deverá beneficiar mais os Land Rover do que os Jaguar.

O i-Pace fez da Jaguar uma das primeiras marcas a oferecer um crossover elétrico, em 2017. Inclusive foi o primeiro no Brasil. Mas nem no Brasil e nem na Europa ele consegue de destacar em meio a uma concorrência internacional e a uma onda emergente de veículos elétricos. Na verdade, não surpreende a impressão de que o I-Pace desempenha um papel secundário até no próprio portfólio da empresa, mesmo que siga em produção.

Jaguar-F-Pace-90th-Anniversary-Edition-516-8-1536x864
(Divulgação/Jaguar)
Continua após a publicidade

Agora a Jaguar entra numa fase de reconstrução. Ou um “período de reinicialização”, como disse o diretor executivo da marca Rawdon Glover à Autocar. Segundo a marca, a pausa nas vendas no Reino Unido irá até o lançamento oficial de um novo carro elétrico, em 2026. Portanto, a Jaguar terá apenas carros seminovos à venda em 2025 em seu país de origem.

Este novo carro será um GT elétrico com 600 cv e no estilo do Porsche Taycan. Sua versão conceitual poderá se apresentada ainda em 2024. Além dele, um novo SUV de luxo no estilo do Bentley Bentayga será lançado e, em seguida, um grande sedã de luxo. Mas, claro, tudo com um bom espaçamento entre as datas de lançamentos.

Continua após a publicidade

 

Jaguar-F-Pace-90th-Anniversary-Edition-516-7-1536x874

Apesar de ser uma tática arriscada, as vendas do grupo Jaguar Land Rover (JLR) são dominadas por modelos como Range Rover, Range Rover Sport e Land Rover Defender, o que facilita um pouco a passagem por este processo de reconstrução da Jaguar neste momento. Mais informações sobre a nova Jaguar devem ser revelados em breve.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.