Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

JAC T80: um SUV chinês com turbo e câmbio de dupla embreagem

Com porte de Toyota SW4, o JAC T80 tem motor turbo e câmbio de dupla embreagem, mas pode ser o primeiro chinês a romper a barreira dos R$130.000

Por Henrique Rodriguez
2 jul 2018, 17h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O T80 tem frente alinhada com o novo estilo dos JAC
    O T80 tem frente alinhada com o novo estilo dos JAC (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Motor turbo, câmbio de dupla embreagem, câmera 360 graus com visão 3D, quadro de instrumentos digital, ar-condicionado automático de duas zonas, alerta de pontos cegos e freio de estacionamento elétrico.

    O JAC T80 tem até mais equipamentos do que se espera de um SUV de sete lugares concorrente de Peugeot 5008, Volkswagen Tiguan e Mitsubishi Outlander.

    JAC T80
    Tampa do porta-malas se abre com as lanternas (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    E custará menos: entre R$ 130.000 e R$ 140.000, de acordo com a importadora, se o dólar ficar abaixo dos R$ 3,60 até novembro. Difícil de conter a alta do dólar será convencer o consumidor desse segmento a pagar tanto por um chinês.

    Vale estudar a causa antes de fazer o julgamento. O JAC T80 é bonito e tem personalidade, embora as lanternas traseiras presas à tampa sejam características dos Audi Q3 e Q5.

    Continua após a publicidade
    JAC T80 (1)
    Interior lembra o Mercedes Classe S da geração passada (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O interior é agradável e espaçoso. Sobra espaço para as pernas no banco traseiro e adultos com até 1,75 m de altura conseguem se acomodar na terceira fileira de bancos – basta correr um pouco para a frente a segunda fila. Há saídas de ar-condicionado independentes para as duas fileiras posteriores.

    O painel é um caso à parte. É claramente inspirado no antigo Mercedes Classe S, com quadro de instrumentos digital e central multimídia no mesmo nicho e quatro saídas de ar centrais com um relógio analógico no meio.

    JAC T80
    Há partida por botão e freio de estacionamento elétrico (Christian Castanho/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Mas o toque e o acabamento das superfícies são surpreendentemente bons. Só exageraram nos apliques imitando fibra de carbono, que cobrem a faixa central do painel e todo o console.

    Os bancos dianteiros são confortáveis, bem estruturados e têm ventilação, ajuste elétrico com três memórias e massagem para o motorista. Falta, porém, o básico ajuste telescópico do volante, que entre os chineses só existe no quase homônimo Lifan X80, que custa R$ 129.777.

    JAC T80 (2)
    Segunda fileira de bancos corre em trilhos (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Testamos uma unidade do T80 usada em testes da engenharia da JAC, ainda sem ajustes para o Brasil. A suspensão controla bem os movimentos da carroceria, mas não lida tão bem com as pequenas irregularidades do nosso piso.

    Continua após a publicidade

    O motor 2.0 turbo de 190 cv é linear na entrega de força, mesmo com injeção indireta (no coletor de admissão), mas falta agilidade ao câmbio de dupla embreagem e seis marchas.

    JAC T80
    Segunda fileira pode correr para frente, aumentando o espaço da terceira (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Se ele vai bem em condução normal, vacila quando é convocado pelo kickdown ou pelas trocas sequenciais na alavanca (não há borboletas).

    Na pista, até se saiu bem para um SUV de 1.790 kg: 11,1 s para chegar a 100 km/h – o Peugeot 5008 faz o mesmo em 10,4 s com um 1.6 de 165 cv e 200 kg menos.

    Continua após a publicidade
    JAC T80 (3)
    JAC T80 tem saída de ar-condicionado para a segunda fileira (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O consumo, de 10 km/l em ciclo urbano e 10,8 km/l no rodoviário, seria melhor com injeção direta. Pode ser que melhore, pois a JAC promete um mapa de injeção específico para a gasolina brasileira que deverá elevar a potência para 200 cv.

    Teste de pista (com gasolina)

    Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,1 s
    Aceleração de 0 a 1.000 m: 32,5 s – 160,9,2 km/h

    Velocidade máxima: 170 km/h
    Retomada de 40 a 80 km/h: 4,8 s
    Retomada de 60 a 100 km/h: 6,5 s 
    Retomada de 80 a 120 km/h: 8,2 s 
    Frenagens de 60/80/120 km/h a 0: 16,8/29,5/69 m
    Consumo urbano: 10 km/l
    Consumo rodoviário: 10,8 km/l

    Continua após a publicidade

    Ficha Técnica – JAC T80

    Preços: Entre R$130.000 e R$140.000
    Motor: gasolina, diant., transv., 4 cilindros, 16V, turbo, 1.997 cm3; 190 cv a 5.000, 30,6 mkgf a 1.800-4.000 rpm
    Câmbio: automatizado de dupla embreagem, 6 marchas, tração dianteira
    Suspensão: McPherson (dianteira) e multilink (traseira)
    Freios: disco, vent. (diant.), disco sólido (tras.)
    Direção: elétrica
    Rodas e pneus: liga leve, 235/60 R18
    Dimensões: compr., 479 cm; alt., 176 cm; larg., 190 cm; entre-eixos, 275 cm; peso, 1.790 kg; tanque, 64 l; porta-malas, 477 l

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.