Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Última Semana: Revista em casa por 9,90

JAC Motors quer vender caminhões no Brasil sem Sérgio Habib

Matriz iniciará negociações com concessionários e espera lançar os primeiros caminhões a diesel em novembro

Por Nicolas Tavares
26 ago 2025, 19h08
Caminhão JAC Motors
 (Divulgação/JAC)
Continua após publicidade

Tem mais uma chinesa de olho no Brasil e, desta vez, é a JAC Motors. Sim, a empresa agora quer vir por conta própria ao país, mesmo que já tenha uma parceria com o Grupo SHC, do empresário Sérgio Habib, desde 2011.

O objetivo da JAC é bem simples: investir para vender caminhões a combustão no país, no segmentos de 9 a 25 toneladas de  PBT (Peso Bruto Total), o que a colocará para atuar entre os caminhões leves, médios e pesados. A empresa não apostará em nenhuma opção elétrica ou eletrificada, sempre oferecendo motores diesel.

Caminhão JAC Motors
(Divulgação/JAC)

Segundo a fabricante, seus representantes estão no Brasil para participar do Congresso Fenabrave, que começa hoje (26), para negociar com empresas de concessionárias. Todo o projeto já estaria bem avançado, faltando somente fechar o acordo para a criação das lojas e a JAC quer fazer o lançamento da marca em novembro.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Poderia ser um sinal ruim para o Grupo SHC, de que a JAC estaria de olho em assumir a operação nacional. No entanto, não será o caso. A própria empresa chinesa declara que isso não afetará de forma alguma a parceria com Sérgio Habib, que seguirá vendendo os carros de passeio, picapes e veículos comerciais elétricos, como tem feito desde 2011.

É uma aposta que tem chances de dar certo para a JAC. A empresa é mais conhecida na China por conta de seus caminhões, embora tenha perdido espaço para outros nomes como Sinotruk, Dongfeng e FAW.

JAC Hunter PHEV
(Divulgação/JAC)
Continua após a publicidade

Enquanto isso, a operação da JAC Motors no Brasil segue encolhendo. Em julho, a empresa emplacou 91 carros, 26 comerciais leves e 11 caminhões. Isto faz com que seja uma das marcas chinesas com menor participação no mercado nacional, à frente apenas de nomes que estão com as operações suspensas, como Neta e Seres.

O Grupo SHC prometeu o lançamento da versão elétrica da picape JAC Hunter, porém a variante foi engavetada e agora a marca destá de olho na Hunter híbrida plug-in, apresentada em abril, durante o último Salão de Xangai (China). A empresa chegou a testar um novo hatchback elétrico, que seria batizado como E-JS3, que acabou não chegando ao país.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos,comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.