A JAC Motors concluiu uma movimentação anunciada em 2019 e passa a vender apenas veículos elétricos no Brasil, tornando-se a primeira marca a se livrar dos motores a combustão. E isso vale até mesmo para sua linha de caminhões.
Ao todo, a marca tem 15 modelos elétricos, sendo quatro carros de passeio, uma picape, quatro vans e seis caminhões. A linha vai do hatch compacto e-JS1, de R$ 159.990, ao caminhão semipesado e-JT18, que custa R$ 1.100.000.
A picape cabine dupla E-JS8 é uma das novidades da linha comercial, assim como o E-JV 5,5 (carga) e a van E-JV 7L (passageiros). Em geral, carros de passeio, vans e furgões estão disponíveis a pronta entrega, mas os caminhões mais pesados precisam ser encomendados com alguns meses de antecedência.
Uma nova fase
A JAC Motors estreou no Brasil em março de 2011 com os modelos JAC J3 e J3 Turim, ambos com motor 1.4 flex. Em seguida lançou o sedã J5 e o monovolume J6. A primeira guinada da marca foi em 2014, quando passou a apostar nos SUV, com os T40, T5 e T6. O primeiro elétrico veio em 2020, o iEV20, que em 2021 acabou substituído pelo e-JS1.
Mesmo assim com essa conversão aos elétricos, a JAC pretende reforçar o atendimentos aos veículos a combustão, aumentando o estoque de peças e mantendo o atendimento da Central de Peças.