Foi atualizada a lista do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, gerenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Agora, o medidor de eficiência energética dos modelos que rodam no País com 538 veículos (contando as diferentes versões) de 36 montadoras diferentes. (Confira a lista completa neste link)
A liderança entre os modelos flexíveis segue com o Renault Clio 1.0, capaz de rodar 9,5 km/l na cidade quando abastecido com etanol e 14,3 km/l quando abastecido com gasolina. A segunda posição ficou com o Volkswagen Up!, com, respectivamente, 9,1 km/l e 13,2 km/l.
Levando em conta aqueles carros que têm motor movido exclusivamente a gasolina, os que apresentam sistema híbrido levaram vantagem. O primeiro posto é ocupado pelo Ford Fusion Hybrid, girando 16,8 km/l em ciclo urbano e 14,7 km/l na estrada, sendo seguido pelo Lexus CT200h, com 15,7 km/l e 14,2 km/l.
Quanto aos modelos mais beberrões, os superesportivos, como se esperava, ponteiam a lista. O que tem o pior consumo é a Lamborghini Aventador, tendo em vista que seu 6.5 V12 permite 4,1 km/l na cidade e 5,9 km/l na estrada. Já entre os flexíveis, o pior desempenho é do Mitsubishi L200 Triton, cujo 2.4 16V permite 4,0 km/l na cidade com etanol e 6,1 km/l com gasolina.
VEJA MAIS: Confira nossa galeria com os carros mais econômicos de acordo com o PBE do Inmetro!