Inédito, Porsche 718 Cayman GT4 RS crava volta rápida em Nürburgring
O novo esportivo cravou uma volta rápida no circuito alemão em pouco mais de sete minutos, marca quase 30 segundos mais rápida que o 718 Cayman GT4 regular
A revelação oficial do novo Porsche 718 Cayman GT4 RS 2022 será apenas em novembro, mas isso não impediu a marca de dar um gostinho da nova versão mais poderosa do esportivo aos fãs.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 12,90
A Porsche levou o novo esportivo ao circuito de Nürburgring para realizar os últimos testes e aproveitou a ocasião para cravar uma volta rápida. O tempo de sete minutos, quatro segundos e 511 milésimos foi anotado pelo esportivo na configuração mais curta do circuito, a de 20,6 quilômetros. O tempo foi cerca de 23 segundos e meio mais rápido quando comparado ao Cayman GT4 padrão.
Os boatos indicam que o esportivo será movimentado por uma atualização do motor seis cilindros 4.0 aspirado já encontrado na versão GT4, que tem 420 cv e 42,82 kgfm.
O motor do GT4 RS terá limite de rotação de 9.000 rpm e câmbio de dupla embreagem PDK de sete velocidades, que tende a ser a única opção de transmissão. São poucas as informações sobre a nova versão RS do 718 Cayman GT4, já que o anúncio oficial será em novembro.
Enquanto a mecânica permanece misteriosa, as imagens deram mais detalhes do visual do modelo 2022. Entre as novidades está o aerofólio suspenso por cima, igual ao do Porsche 911 GT3, dutos de ar no capô e na lateral, acima das rodas.
Ainda mais rápido
Para anotar o tempo de volta, a Porsche colocou um banco de corrida no 718 Cayman GT4 RS e pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R que, inclusive, estarão entre os opcionais para os futuros compradores. As pinças de freio amarelas indicam a presença do freio de carbono-cerâmica.
O responsável pela direção foi o piloto de desenvolvimento da marca, Jorg Bergmeister. O tempo do 718 Cayman GT4 RS 2022 é apenas sete segundos mais lento quando comparado ao do hiperesportivo 918 Spyder, uma marca impressionante para o menor esportivo da Porsche.
Bergmeister dedicou mais de 500 horas ao programa de desenvolvimento e rasga elogios ao esportivo. “O GT4 RS é um dos carros mais afiados que a Porsche já desenvolveu. E você realmente tem que experimentar o barulho de tirar o fôlego que ele traz para você”, concluiu.
Andreas Preuninger, diretor da Porsche GT Model Line, explicou o pacote que foi adicionado a essa versão específica. “Demos ao 718 Cayman GT4 RS tudo o que caracteriza um RS genuíno: construção leve, mais downforce, mais potência e, claro, um nível de resposta ainda maior.”