Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Imprensa europeia avalia o Ford Ka+, um projeto brasileiro

Recém-lançado na Europa, o Ka desenvolvido no Brasil faz parte do plano de globalização da Ford

Por Guilherme Fontana
Atualizado em 23 nov 2016, 21h13 - Publicado em 17 jun 2016, 17h44
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ford Ka+
    Além dos ajustes mecânicos, o Ka+ sofreu alterações visuais para a Europa ()

    A Ford deu mais um passo com seu plano One Ford, de vender os mesmos modelos mundialmente, e lançou o novo Ka na Europa. Para afastar-se da imagem da antiga geração do compacto, ele recebeu a nomenclatura “Ka+” (a mesma do sedã brasileiro), além de alguns ajustes visuais e na lista de equipamentos para adequar-se ao gosto europeu. Os exemplares são produzidos na Índia e exportados para todo o continente.

    As mudanças visuais foram poucas, mas pontuais. Na dianteira, a grade é sempre cromada, como a do sedã brasileiro. Enquanto isso, a traseira ganha um aplique preto no para-choque que dá maior impressão de robustez ao Ka+ e as rodas são novas. Entre os equipamentos adicionais oferecidos estão seis airbags, controle de estabilidade (ambos de série) e ar-condicionado digital.

    Continua após a publicidade

    No geral, a imprensa especializada faz boas referências ao desenho, mas reprova a traseira. “Ele parece bom de frente — e todas as versões têm para-choques e retrovisores pintados. Mas não vai ganhar o prêmio de traseira do ano”, apontou o caderno de automóveis do jornal The Sun. O site Top Speed elogia o visual por suas inspirações esportivas e referências ao Fiesta. O mesmo, porém, relata sobre o fraco desempenho do motor 1.2 e a inferioridade frente à concorrência (Volkswagen Up! e Toyota Aygo).

    Ford Ka+
    Para-choque traseiro e rodas são exclusivos para o mercado europeu ()

    A avaliação mais dura partiu do jornal britânico Telegraph, que tenta entender os motivos da Ford de descontinuar o antigo Ka em favor do Ka+, um projeto brasileiro para países em desenvolvimento. Vale lembrar que o antigo modelo europeu era um city car, um subcompacto de três portas com o mesmo apelo jovem e de imagem do Fiat 500, enquanto o novo se aproxima bastante das dimensões do Fiesta. O jornal ressalta ainda o fato de o Ka+ ser “antiquado” por utilizar freios traseiros a tambor.

    Por fim, o Telegraph retoma a má receptividade do público europeu com o EcoSport (também projeto brasileiro), que sofreu em sua estreia por não estar bem adaptado mecânica e estilísticamente para a Europa. “E dada a história do EcoSport, se a Ford quer vender o mesmo carro em todo o mundo, vai ter que gastar muito mais cotovelo para torná-los mais atraentes na Europa”, concluiu.

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.