Hyundai Santa Fe é eleito como carro do ano 2025 por júri feminino
A Women's Worldwide Car of the Year (WWCOTY) elegeu em 2025 mais um SUV de grande porte após ter eleito o Kia EV9 em 2024

O Hyundai Santa Fe acaba de ser anunciado como Carro do Ano pelo Women’s Worldwide Car of the Year (WWCOTY), entidade que reúne 82 jornalistas especializadas em automóveis de 55 países. O SUV grande sul-coreano, que se reinventou nesta nova geração, sucede a outro sport utility vehicle de grandes dimensões: o Kia EV9.
Para chegar nesta posição, o Santa Fe precisou superar outros cinco finalistas, vencedores das suas respectivas classes: além do sul-coreano, como SUV grande do ano, estiveram em destaque o Mini Cooper, que somou mais pontos entre as propostas urbanas; o Kia EV3, enquanto SUV compacto; Audi A6 e-tron, vencedor na classe dos familiares grandes; Toyota Land Cruiser, proposta para o todo-o-terreno; e Porsche Panamera, que reuniu a maioria das preferências na performance e luxo.
“Escolher o Melhor Carro do Mundo é uma tarefa de grande responsabilidade. É preciso levar em conta as particularidades de cada mercado, o tipo de condução que se faz, o poder aquisitivo, a orografia, as preferências dos consumidores… O carro vencedor deve responder a todas essas necessidades, satisfazer os condutores de todo o mundo”, afirma Marta García, presidente executiva do WWCOTY.
Após a apuração, a balança pendeu para o Hyundai Santa Fe, um SUV eletrificado de grande porte que pode acomodar até sete passageiros. Com 4,8 metros de comprimento, possui um design inovador e motores híbridos.
“Adoro o estilo ousado e quadrado do Santa Fe, é único e prático ao mesmo tempo. Mas gosto ainda mais de sua segurança e tecnologia. Fui atingida por um caminhão de transporte enquanto dirigia o Hyundai Santa Fe na Itália e o veículo se comportou de maneira incrível: não capotou nem sofreu danos importantes. Fiquei muito impressionada com a forma como saiu do acidente e que ninguém se feriu”, Petrina Gentile, jurada Canadá.
Faz dois anos que fui selecionada com uma das 82 juradas, de 55 países e dos cinco continentes. É o único júri exclusivamente feminino na indústria automotiva em todo o mundo. QUATRO RODAS é a única mídia brasileira a participar da premiação.
Neste ano tive o prazer de participar do Comitê de seleção dos 81 modelos elegíveis em cada uma das categorias com mais quatro juradas da WWCOTY. Todos eles deveriam atender ao requisito de terem sido lançados em pelo menos dois continentes ou 40 países entre janeiro e dezembro de 2024.