A Hyundai já tem um terreno bastante grande para abrigar sua nova sede na Coreia do Sul. Mas o negócio não foi barato: a empresa pagou aproximadamente 10 bilhões de dólares pelo terreno de 79,3 mil metros quadrados. Segundo informações da Reuters, este foi o maior valor já pago por um terreno na história do mercado sul-coreano de imóveis.
A nova sede da empresa será localizada em Gangnam, um dos bairros mais nobres do país – e que ganhou fama mundial após a canção “Gangnam Style”, do rapper PSY, explodir nas paradas musicais de todo o planeta em 2012. Alguns acionistas da Hyundai, inclusive, teriam criticado a aquisição do terreno, alegando que este valor poderia ser aplicado na área de pesquisa e desenvolvimento ou na melhoria de outras divisões do grupo.
Para piorar, a Hyundai acabou pagando três vezes o valor de mercado do terreno, de acordo com a Reuters. O anúncio da aquisição fez as ações da Hyundai caírem incríveis 9% na Bolsa de Valores local, gerando reflexos nas ações da Kia e de outras empresas ligadas ao grupo. No total, a desvalorização no mercado chegou a US$ 8 bilhões após a aquisição do terreno.
A mudança do subúrbio de Seul para Gangnam visa melhorar a imagem da Hyundai, que há anos se esforça para ser vista como uma marca mais luxuosa no mundo. Se no Brasil a empresa já desfruta do status de montadora “semi-premium”, em localidades como Estados Unidos e Europa ela ainda é classificada como uma marca de carros mais acessíveis.
O terreno abrigará uma torre de escritórios, hotel, centro de convenções e até um parque temático. De acordo com a Reuters, a montadora gastaria mais US$ 6 bilhões na construção do complexo.