Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Hyundai Ioniq: híbrido será lançado no Brasil após ter saído de linha

Híbrido foi lançado em 2016, veio para o Salão do Automóvel de 2018 e chegará às lojas brasileiras justamente após sua produção ter sido encerrada

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 ago 2022, 09h16 - Publicado em 29 ago 2022, 03h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em breve a Hyundai terá seu primeiro carro híbrido à venda no Brasil. Trata-se do Hyundai Ioniq, um híbrido (HEV) à moda do Toyota Prius no design e na tecnologia. O primeiro lote já foi importado pela Hyundai-Caoa, que dificilmente conseguirá trazer mais unidades: ele acaba de sair de linha na Coreia do Sul.

    A fabricante sul-coreana explicou o motivo para encerrar a produção do modelo, que foi lançado em 2016. Seu foco agora está em sua nova família de elétricos, que por enquanto inclui o Ioniq 5 e o Ioniq 6. Por sinal, a versão elétrica do Ioniq de primeira geração, por assim dizer, saiu de linha em 2021.

    hyundai_ioniq_hybrid
    (Marlos Ney Vidal/Autos Segredos)

    O fato é que os Hyundai Ioniq já estão no Brasil: cerca de 60 unidades foram flagradas pelo Autos Segredos na rota entre o porto de Vitória (SC) e as instalações da Caoa, em Anápolis (GO).

    hyundai_ioniq_hybrid
    (Marlos Ney Vidal/Autos Segredos)
    Continua após a publicidade

    Outro fato é que este é o primeiro lançamento da Hyundai-Caoa no Brasil desde fevereiro de 2020, quando trouxe um lote da nova geração do SUV Santa Fe (que já saiu de linha). A empresa passou toda a pandemia sem lançar novos produtos e segue vendendo unidades dos Tucson e iX35 fabricadas em 2021.

    Um velho conhecido

    hyundai_ioniq_hybrid
    (Divulgação/Hyundai)

    O Hyundai Ioniq já esteve no Brasil antes. Foi atração do Salão do Automóvel de 2018, mas apresentado pela Hyundai Motor Brasil (a empresa responsável pela produção local dos Creta e HB20) “como demonstração do portfólio global da marca para alternativas ambientalmente amigáveis”, disse à época. No ano seguinte, foi flagrado em testes no Brasil.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    O Ioniq não é semelhante ao Toyota Prius (que deixou de ser importado em 2020) apenas na mecânica, mas também no design pensado para ser o mais aerodinâmico possível. Seu coeficiente aerodinâmico é de meros 0,24 Cx. O peso em excesso é evitado pelo capô e pela tampa do porta-malas, feitos de alumínio, e que juntos reduzem o peso total em 12 kg.

    hyundai_ioniq_hybrid
    (Divulgação/Hyundai)
    Continua após a publicidade

    O Hyundai Ioniq Hybrid tem o motor a gasolina 1.6 16v Kappa (mesma família do 1.0 tricilíndrico, diferente do 1.6 do HB20, que é Gamma), trabalhando em ciclo Atkinson, e gera 105 cv e 15 kgfm. Ele é combinado ao motor elétrico de 43,5 cv (32 kW) e 17,3 kgfm e juntos podem despejar até 141 cv nas rodas dianteiras. O câmbio é automatizado de dupla embreagem com seis marchas.

    Divulgação
    (Divulgação/Hyundai)

    As dimensões são de sedã médio: 4,47 m de comprimento, 2,04 m de largura, 1,46 m de altura e 2,70 m de entre-eixos, com porta-malas de 450 litros. Nos Estados Unidos, defendia médias de consumo melhores que as do Toyota Prius: 24,4 km/l contra 23,8 km/l.

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.