Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Hyundai Ioniq 5 N ganha asas gigantes e 687 cv para vencer em Pikes Peak

Hyundai retorna à Pikes Peak para bater o recorde entre os SUVs modificados elétricos e também vai estrear a mesma categoria para modelos de produção

Por João Vitor Ferreira
3 jun 2024, 09h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Hyundai não quer apenas correr a corrida de montanha Pikes Peak, nos Estados Unidos. A montadora coreana está disposta a fazer história com o seu Ioniq 5. Primeiro porque ele vai estrear a categoria de SUV/Crossover de produção elétrico, sendo o primeiro modelo a estabelecer um tempo, e segundo porque ele também vai correr na categoria SUV/Crossover modificado com uma nova versão especial.

    A TA Spec será a responsável por fazer do Ioniq 5 o próximo recordista em sua categoria. Para isso, a principal modificação está no motor traseiro, que ganhou uma atualização de software para elevar sua potência em 37 cv, totalizando 687 cv, contra 650 cv da versão N sem alterações. Há também novos amortecedores ajustáveis ​​de três vias e freios de alta especificação. O motor dianteiro não foi alterado.

    Mas é do lado de fora que as alterações ficam mais aparentes. Começando pelo par de asas traseiras instalados no carro, uma bem grande na traseira e outra na base do para-choque dianteiro. Além disso, o Ioniq 5 N TA Spec também recebe rodas de 18 polegadas com pneus slicks Yokohama ADVAN 005.

    A Hyundai ainda modificou o sistema que simula um ronco de motor com alto-falantes especiais de 120 dB. A intenção dessa alteração é dar um feedback maior aos motoristas enquanto estão dirigindo, além de substituir a sirene que os carros elétricos são obrigados a usar em Pikes Peak.

    Continua após a publicidade
    Hyundai Ioniq 5 Pikes Peak
    Serão dois Ioniq 5 modificados e dois de produção para estabelecer os recordes nas duas categorias diferentes (Divulgação/Hyundai)

    Por dentro, não há nada muito chamativo. As únicas mudanças dizem respeito à segurança, logo, foram adicionados os assentos de motorista Recaro Pro Racer SPA Hans, arneses de corrida Sabelt de seis pontos, gaiola de proteção e sistema de supressão de incêndio. Aliás, essas são as únicas alterações que a versão de produção também receberá para a corrida.

    Os responsáveis por estabelecer o tempo recorde para o Ioniq 5 N TA Spec serão os experientes pilotos Robin Shute, quatro vezes vencedor de Pikes Peak, e Dani Sordo, piloto do Campeonato Mundial de Rali da Hyundai Motorsport. Já os modelos de produção serão pilotados por Paul Dallenbach, 11 vezes vencedor e três vezes ‘Rei da Montanha’, e o estreante Ron Zaras.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Além de apresentar o Ioniq 5 TA Spec como preparativo para as 24 horas de Nürburgring, a Hyundai anunciou que também estará trabalhando em colaboração com a Polyphony Digital para uma simulação do circuito de Pikes Peak no Gran Turismo 5. Então, se você gostou do Ioniq 5 escalador de montanhas, existe a possibilidade de dirigi-lo no videogame, já que uma versão de produção está fora de cogitação.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.