O Hyundai Elantra, sedã médio lançado no Brasil em 2011 e vendido pela Caoa, importadora oficial da marca coreana no país, saiu de linha.
Portando um motor 2.0 flex de 167 cv (antes, chegou a oferecer uma opção 1.8), o modelo nunca emplacou como ameaça real a rivais como Toyota Corolla e Honda Civic por aqui.
No começo de sua trajetória, até conseguiu um desempenho razoável – teve 7.973 unidades vendidas em 2012, atingindo o oitavo lugar em seu segmento – mas com o passar dos anos as vendas foram minguando.
Até que, em 2019, parcas 82 unidades foram comercializadas, todas de penúltima geração. No mercado de usados, o ano-modelo mais recente que se encontra do modelo é 2018.
O fraco desempenho então forçou a Hyundai a cessar as importações. A mais nova geração do modelo, apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, sequer foi lançada.
O modelo já não é encontrado no site oficial da Hyundai Caoa, assim como foi retirado da tabela de preços enviada pela representante em janeiro aos concessionários.
Deste modo, a Hyundai passa a contar apenas com HB20S e Azera no mercado dos sedãs.
O primeiro acabou de receber uma profunda atualização, com produção nacional feita pela HMB na fábrica de Piracicaba (SP). Curiosamente, seu visual é inspirado justamente na mais nova geração do Elantra, especialmente na parte traseira.
Já o Azera vem importado da Coreia do Sul – assim como era o finado Elantra – e por aqui é oferecido em versão única a R$ 269.900.
Consultado, o grupo Caoa, importador da Hyundai no país, informou que a saída é “momentânea” e que decidiu tirar o modelo do catálogo porque “há uma quantidade muito baixa de unidades em estoque”.
A empresa afirma que tem intenção de trazer um lote da nova geração do modelo, mas que “ainda não há definição” sobre a sua chegada de um novo lote.
Confira o desempenho das vendas do Hyundai Elantra desde 2012, primeiro ano completo do modelo no mercado brasileiro:
Ano | Unidades vendidas |
2012 | 7.973 |
2013 | 4.197 |
2014 | 3.518 |
2015 | 2.673 |
2016 | 936 |
2017 | 1.921 |
2018 | 1.072 |
2019 | 82 |