Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Hyundai Elantra N é sedã esportivo (bem) mais potente que o VW Jetta GLI

O sedã, que ganhou o tratamento esportivo, vai de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e quer aumentar rivalidade com o Jetta e o Civic Si

Por Pedro Henrique Oliveira
Atualizado em 16 jul 2021, 18h39 - Publicado em 16 jul 2021, 11h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Dois Hyundai Elantra N 2022, um azul (esquerda) e outro prata (direita)
    Quem ganhou um tratamento esportivo da divisão da marca sul-coreana foi o Elantra (Divulgação/Hyundai)

    Chegou a vez do Hyundai Elantra ir além do design ousado e ganhar uma versão esportiva de verdade. Mesmo sem ter divulgado data de lançamento, a fabricante sul-coreana divulgou o visual e as especificações técnicas do modelo, que indicam que o Elantra N será um forte concorrente entre os sedãs médios esportivos

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90.

    Primeiro, em relação a mecânica, o Hyundai Elantra N tem sob o capô o motor quatro cilindros 2.0 turbo de 280 cv e 39,9 kgfm. Essa motorização pode ser combinada a um câmbio manual de seis velocidades ou a um câmbio automático de dupla embreagem com oito velocidades, com mangas de eixo integradas, como nos carros de rali do WRC. Ele é capaz de reduzir o peso em até 1,7 quilos e melhora a aderência lateral. 

    Com o modo N Grin Shift ativado, a pressão do turbo aumenta, elevando a potência para quase 289 cv em momentos de aceleração máxima, o que faz o sedã alcançar os 100 km/h em 5,3 segundos. Para colocar toda essa força no chão, a empresa sul-coreana adicionou um diferencial eletrônico de deslizamento limitado. 

    Continua após a publicidade
    Hyundai Elantra N 2022 azul visto 3/4 de frente
    O visual do sedã ficou bem agressivo, com difusores protuberantes e grandes entradas de ar (Divulgação/Hyundai)

    Assim como o hatch i30 N, o Elantra esportivo tem seletor de modos de condução que, além do já citado N Grin Shift, inclui os modos N Power Shift e N Track Sense Shift. As novidades não param por aí, já que a versão tem amortecedores ajustáveis eletronicamente e barra estabilizadora ativa, o que ajuda a mudar o comportamento dinâmico de acordo com os modos de condução. Isso o VW Jetta GLI nem pensa em ter. 

    Hyundai Elantra N 2022 azul visto 3/4 de trás

    Com o modo de maior desempenho, o sedã esportivo chega a entregar 289 cv

    Continua após a publicidade

    Dutos de ar também fazem parte da versão para arrefecer o sistema de freios. O sistema de frenagem, por sua vez, é composto por discos de 14,1 polegadas. As rodas são de 19 polegadas e os pneus são 245/35 Michelin Pilot 4S.

    Para-choque dianteiro do Hyundai Elantra N 2022 azul visto de frente
    O sedã deve chegar primeiro à Coreia do Sul e depois ser visto em outros mercados, como nos Estados Unidos (Divulgação/Hyundai)

    Em relação ao visual, o Elantra N 2022 conta com um olhar mais agressivo, a começar por um para-choque dianteiro com grandes entradas de ar. Do lado, novas saias feitas sob medida levam o logotipo “N”, da divisão esportiva da marca sul-coreana. O difusor traseiro conta com dois escapamentos, detalhes em vermelho e um aerofólio.

    Hyundai Elantra N 2022 visto por dentro
    O logotipo N, da divisão esportiva da fabricante está presente por todo o interior, inclusive nos bancos (Divulgação/Hyundai)
    Continua após a publicidade

    Ao entrar no Elantra N 2022, a sensação é a de entrar em um verdadeiro esportivo. O logotipo N está presente no volante e nos bancos, que podem ser anatômicos e 10 milímetros mais baixos, caso o cliente prefira. 

    Interior do Hyundai Elantra N 2022
    Em mercados específicos, o aplicativo Hyundai N estará disponível para o download (Divulgação/Hyundai)

    O sistema multimídia, assim como o quadro de instrumentos, passou por mudanças. Agora, as telas contam com informações como a temperatura do óleo e torque. Há um cronômetro para marcar voltas rápidas e, em alguns mercados específicos, o aplicativo Hyundai N estará disponível para o motorista.  

    Em relação ao lançamento, ainda não há muitas informações, mas o modelo deve ser lançado na Coreia do Sul e, depois, deve chegar a outros mercados, como o norte-americano. 

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.