O Procon-SP multou a Hyundai Motor Brasil em R$ 1.707.160,00, na última terça-feira (1), por desrespeitar o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor.
O artigo diz que os fornecedores são responsáveis por consertar os problemas que seus produtos apresentam. De acordo com o órgão de defesa do consumidor, ao todo foram feitas quatro denúncias contra a fabricante sobre defeitos vindos de fábrica.
A sanção se refere a quatro falhas diferentes: no estepe de um Creta 1.6 MT; na bomba de combustível de um HB20S; na embreagem de um HB20 Comfort Plus; na pintura de um HB20 Comfort.
A assessoria de comunicação do Procon afirmou que seguiu o procedimento padrão para casos do tipo.
Primeiramente, o consumidor foi orientado a entrar em contato com a empresa para fazer a reclamação. Sem sucesso, foi feita uma mediação entre os clientes e a empresa.
Porém, segundo o órgão, a Hyundai não realizou nenhum tipo de reparo ou substituição nos produtos afetados em nenhuma dessas etapas.
Com isso, os casos foram para uma avaliação técnica e, então, decidiu-se aplicar a multa por descumprimento do Código de Defesa do Consumidor.
No entanto, a autuação ainda vai passar por um processo administrativo, ou seja, a empresa ainda tem o direito defesa e o valor será cobrado caso os argumentos de defesa da Hyundai não sejam suficientes para reverter o caso.
Questionada sobre o assunto, a fabricante emitiu o seguinte o posicionamento: “A Hyundai recebeu a notificação do Procon e está avaliando o caso. Não comentaremos neste momento.”