Hyundai e Kia entregam veículos da Copa do Mundo
Mais de 1.400 carros serão oferecidos às seleções
As sul-coreanas Hyundai e Kia realizaram nesta terça-feira, 3 de junho, a cerimônia de entrega simbólica dos carros de apoio para a Copa do Mundo. Patrocinadoras oficiais da competição desde 2002, as marcas cederão 1.468 veículos, entre automóveis de passeio, vans, caminhões e ônibus – a Hyundai oferecerá 1.021 unidades e a Kia entrará com 447 carros.
A frota da Hyundai inclui os modelos Azera, Equus, Genesis, Santa Fe, ix35, H1, H100 e HB20S. Curiosamente, a lista de “convocados” da marca inclui Sonata e Veloster, modelos que tiveram suas importações interrompidas pelo Grupo CAOA por conta das baixas vendas. Já os dirigentes e autoridades andarão a bordo do Equus, o sedã mais luxuoso da marca. No caso da Kia, apenas os modelos Carnival, Sportage e Mohave serão utilizados pelos profissionais credenciados no evento.
“Nosso envolvimento com o maior evento esportivo do mundo é muito importante e nos impactou de várias formas ao longo dos anos. Neste ano, mais de 1.000 carros vão transportar os membros do comitê organizador e das seleções, sendo que 40 deles serão voltados para os VIPs”, declarou o CEO da Hyundai Motor Brasil, William Lee.
Já o diretor de marketing da FIFA, Jay Neuhaus, ressaltou o aumento no número de veículos cedidos pelos patrocinadores, o maior desde o início da parceria entre a federação e as montadoras.
“Esta será a terceira Copa do Mundo que participarei na organização, e um evento como este não acontece sem transporte, daí a importância dos carros que serão fornecidos para nós. Serão mais de 1.400 carros e 32 ônibus circulando por todas as cidades-sede, além de mais 23 ônibus dedicados às seleções em cada sede. Este será o maior número de veículos à disposição das últimas Copas, especialmente por conta das grandes distâncias entre cidades, o que dificulta o deslocamento entre elas. Por isso, optamos por aumentar a quantidade de veículos. Em 2010 (no mundial da África do Sul), tivemos 830 carros para uso”, afirmou.
No caso dos ônibus das 32 seleções participantes, como os veículos fabricados pelas empresas coreanas não são homologados para rodar no Brasil, a saída encontrada foi a locação junto a empresas locais de transporte. Cada um dos ônibus, aliás, traz um slogan escolhido pelos torcedores das respectivas seleções. No caso do time brasileiro, a frase selecionada foi “Prepare-se: o hexa está chegando”.