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Creta 2022: versões, detalhes, preços, motores, consumo e mais

Separamos tudo o que você precisa saber sobre o novo Hyundai Creta 2022; SUV ganhou visual e interior novos, mais tecnologia e motorização turbo

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 14 set 2021, 11h53 - Publicado em 8 set 2021, 01h00
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  • Novo Hyundai Creta testado por QUATRO RODAS
    Novo Hyundai Creta testado por QUATRO RODAS (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    De cara nova (e polêmica), o Hyundai Creta 2022 foi lançado no Brasil em agosto. Além das profundas mudanças visuais e tecnológicas, é a primeira vez que o SUV coreano recebe a opção de motor turbo, o que o coloca mais próximo de competir com outros veículos do segmento, como o VW T-Cross e o Chevrolet Tracker.

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    Falando nos rivais, já comparamos os dois concorrentes diretos com a nova versão Platinum do Creta 2022 – que tem o motor 1.0 turbo GDI de 120 cv emprestado do HB20. Mesmo com um significativo avanço comparado ao motor 1.6 aspirado da geração anterior, o Creta não consegue superar os rivais nem no desempenho, nem no consumo.

    Novo Hyundai Creta 2022 testado por QUATRO RODAS
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Diferente do convencional, a Hyundai decidiu equipar as três versões mais básicas (Comfort, Limited e a já citada Platinum) com o motor turbinado, enquanto a topo de linha, Ultimate, é a única a seguir com o antigo 2.0 aspirado.

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    Mais do que a mecânica, porém, quem rouba a cena no novo Creta é o desenho, um tanto ousado e polêmico. Na dianteira, os faróis têm um padrão que fogem do habitual, divididos em três partes – isso sem contar com os faróis de neblina, na base do para-choque. A traseira vai pelo mesmo caminho, com lanternas fragmentadas e uma grande profusão de vincos. Há quem diga que a parte traseira é ainda menos harmoniosa.

    Versões platinum e Ultimate
    Versões Platinum (esq) e Ultimate (dir) (Divulgação/Hyundai)

    Motores do Creta 2022

    O três-cilindros 1.0 TGDI tem potência de 120 cv a 6.000 rpm, com torque máximo de 17,5 kgfm sendo entregue a 1.500 rpm. Em nossos testes, o motor se mostrou eficiente nas acelerações e retomadas. O câmbio automático de seis marchas interage bem com o motor e as trocas quase não são sentidas. O lado negativo é o alto índice de ruído, principalmente nas retomadas.

    Motor Kappa 1.0 Turbo GDI 12V DOHC D-CVVT Flex

    Cilindrada: 998 cm³
    Potência: 120 cv (Etanol) | 120 cv (Gasolina) a 6.000 rpm
    Torque: 17,5 kgfm (E) | 17,5 kgfm a 1.500 rpm
    Taxa de compressão: 10.5:1

     

    Novo Hyundai Creta testado por QUATRO RODAS
    Novo Hyundai Creta testado por QUATRO RODAS (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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    Já a versão Ultimate é a única com o motor 2.0 Smartstream de 157 cv e 19,2 kgfm a 4.700 rpm, quando abastecido com gasolina. Para o novo Creta, o propulsor passou por uma recalibração, ficando cerca de 8% mais econômico e ganhando apenas 1 cv de potência em comparação com a geração anterior do SUV.

    O motor aspirado se mostrou menos ágil em relação ao turbo, por conta da sua entrega de força mais tardia. Pela curva de torque, ele entrega a mesma quantidade de força do TGDI em rotações normais.

    Motor Smartstream 2.0 16V DOHC D-CVVT Flex

    Cilindrada: 1,999 cm³<br />
    Potência: 167 cv (Etanol) | 157,3 cv (Gasolina) a 6.200 rpm<br />
    Torque: 20,6 kgf.m (E) | 19,2 kgfm a 4.700 rpm (G)<br />
    Taxa de compressão: 12.1:1

    As duas opções são flex e têm sistema start-stop, para desligamento e partida do motor em paradas, além câmbio automático de seis velocidades. Não há opção do Creta com câmbio manual. 

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    Tecnologia e conectividade da linha 2022

    A central multimídia BlueNav tem GPS nativo e conexão com Android Auto e Apple CarPlay, mas apenas por cabo, mesmo tendo carregador por indução nas versões mais caras. Na tela do sistema (que pode ser de 8’’ ou 10,25’’) são exibidas as imagens da Smart Camera 360 (exclusivo das versões Platinum e Ultimate), que oferece uma visão de todo o entorno do carro, facilitando na hora de manobrar.

    Novo Hyundai Creta testado por QUATRO RODAS
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A câmera de monitoramento de ponto cego é acionada toda vez em que a seta é ligada e suas imagens são exibidas no painel de instrumentos. Vale ressaltar que o Creta é o único do segmento com esse tipo de tecnologia. Esses e outros equipamentos de segurança, como frenagem autônoma e assistente de permanência de faixa, fazem parte do pacote Smart Sense, disponível por completo só na versão Ultimate.

    Novo Hyundai Creta testado por QUATRO RODAS

    quadro de instrumentos creta 2022
    Pontos cegos do Creta são corrigidos com imagem projetada no quadro de instrumentos (divulgação/Hyundai)
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    Para o Creta 2022, o Bluelink vem com algumas novidades, entre elas, a possibilidade de acionar o ar-condicionado e ter acesso às câmeras do veículo remotamente, através do aplicativo para celular. 

    Também foram adicionados novos comandos por voz, ativados por um controle no volante, que permite abrir e fechar janelas, ligar o ar-condicionado ou a ventilação dos bancos, por exemplo.

    Preço das versões do novo Hyundai Creta 2022:

    VERSÃO MOTOR PREÇO
    Comfort 1.0 Turbo GDI R$ 107.490
    Limited 1.0 Turbo GDI R$ 120.490
    Platinum 1.0 Turbo GDI R$ 135.490
    Ultimate 2.0 Smartstream R$ 146.990

    Equipamentos de série do Hyundai Creta 2022

    Controle de estabilidade, 6 airbags, freio a disco nas quatro rodas, faróis de projetor, luzes diurnas em LED, multimídia BlueMedia de 8’’, câmera de ré, roda de liga leve de 16’’.

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    Todos os equipamentos da versão Comfort mais Bluelink, roda de liga leve diamantada de 17’’, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado automático digital, carregador sem fio para celular, chave presencial SmartKey, volante em couro, saídas de ar traseira, borboletas para troca de marcha no volante.

    Visão de cima creta 2022
    (Divulgação/Hyundai)

    Todos os equipamentos da versão Limited mais teto solar panorâmico, bancos em couro sintético, banco do motorista com ventilação, painel de instrumentos de 7’’ com seletor de modo de direção, freio de mão eletrônico, alerta de ocupante traseiro, tela multimídia de 10,25’’, Smart Camera 360, câmera de monitoramento de ponto cego, carregador sem fio para smartphones

    Todos os equipamentos da versão Platinum mais sistema de frenagem autônoma, assistente de permanência e centralização de faixa, controle de cruzeiro, roda de liga leve diamantada 18’’, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, bancos em couro sintético nas cores marrom ou bege, faróis full LED, lanternas em LED, detector de fadiga, teto solar panorâmico. A versão Ultimate, ainda tem o opcional estético que adiciona teto preto Dual Tone por R$ 1.500.

    Traseira Hyundai Creta 2022
    (Divulgação/Hyundai)

    Consumo do Hyundai Creta 2022

    Em nossos testes de desempenho, a versão Platinum do novo Creta, equipada com motor 1.0 turbo, teve um consumo médio urbano de 11,5 km/l e rodoviário de 14,4 km/l, quando abastecido com gasolina. Esses números, devem ser semelhantes para as versões Limited e Comfort, já que usam o mesmo motor.

    A Hyundai se negou a emprestar a versão Ultimate com motor 2.0 para os testes de QUATRO RODAS; a montadora divulga média urbana de 10.9 km/l e rodoviária de 12,4 km/l quando com gasolina e 7,7 km/l e 8,7 km/l com etanol.

    Teste de desempenho – Hyundai Creta Platinum 1.0 Turbo

    Dimensões do Hyundai Creta 2022

    O Creta ficou maior em algumas dimensões. De comprimento, agora são 430 cm, já a largura é de 179 cm. A distância entre-eixos também aumentou, agora tem 261 cm. O porta-malas soma 422 litros e o tanque de combustível tem capacidade para 50 litros. Por fim, o peso total do SUV é de 1.270 kg.

    O ângulo de entrada teve está um pouco menor (baixou de 21º para 20,4º), enquanto o ângulo de saída está maior (passou de 28º para 28,3º).

    Graças ao maior entre-eixos, o espaço para joelhos melhorou um pouco no banco traseiro. O porta-malas perdeu 9 litros (de 431 para 422 l).

    Novo Hyundai Creta testado por QUATRO RODAS

    Preços de revisões – Hyundai Creta com motor 1.0 TGDI

    Ao longo dos 60.000 km o novo motor 1.0 turbo tem manutenção mais cara que do antigo motor 1.6 aspirado (que segue vivo temporariamente na versão Action 1.6 AT, com visual antigo), que somava R$ 3.470 nas seis primeiras revisões.

    Preços de revisões – Hyundai Creta com motor 2.0 

    Ficha Técnica – Hyundai Creta Platinum 1.0 Turbo

    Fotos do Creta 2022

     

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