Corre o ditado de que a ordem dos fatores não altera o produto. Não é o caso do novo Civic cupê, apresentado pela Honda antes do Salão de Genebra, quando fará sua primeira aparição pública. Com visual harmônico e linhas esportivas, o modelo parece ter sido a inspiração para o sedã, que chegou antes. E não o contrário. O Civic sedã chega ao Brasil ainda este ano, enquanto o cupê deve chegar em 2017 na versão esportiva Si.
Se a dianteira permanece inalterada em relação ao sedã, com faróis afilados (que podem ser full led) ligados por uma larga barra cromada e capô com vincos pronunciados, a traseira se divide. O perfil esportivo causado pela caída do teto pronunciada classifica o modelo como um legítimo cupê, diferentemente do sedã, que tenta se passar por um cupê e termina com a traseira alta, levando a certo “peso” visual.
As lanternas são semelhantes entre os dois modelos, mas no cupê são integradas por uma barra vermelha, assim como no conceito que lhe deu origem. O para-choque reforça a aparência esportiva com a simulação de saídas e difusor de ar. Por dentro, nenhuma surpresa. O Civic cupê é idêntico ao irmão de quatro portas e também abandona o painel digital dividido em dois andares.
Enquanto as versões de entrada LX e LX-P serão equipadas com motor 2.0 i-VTEC de 160 cv de potência e 19,1 mkgf de torque, as seguintes EX-T, EX-L e a inédita Touring levarão o novo 1.5 turbo com injeção direta de 176 cv e 22,4 mkgf disponíveis a partir de 1.700 rpm. A configuração esportiva Si, única atualmente vendida na carroceria cupê no Brasil, será apresentada posteriormente. Rumores apontam que a configuração será dotada de um motor 2.0 turbo com potência acima dos atuais 206 cv.