Honda pretende ter picape média baseada na Nissan Frontier
Fusão ajudará a fabricante a ter acesso a uma caminhonete além da monobloco Ridgeline para o mercado global

Um segmento que a Honda não dá muita atenção é o das picapes. A fabricante japonesa atualmente tem só um modelo à venda, a caminhonete média Ridgeline oferecida nos Estados Unidos. Isto mudará após a fusão com a Nissan, com o desenvolvimento de uma nova picape baseada na Frontier e também de um SUV com longarinas inspirado no Patrol.
Os planos foram confirmados por Noriya Kaihara, diretor e vice-presidente da Honda, na coletiva de imprensa da Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas (EUA). “A Nissan tem [modelos de] classe um pouco maior, veículos do segmento E que nós não temos neste momento. Então, se pudermos trocar alguns de nossos veículos, isto irá nos beneficiar a curto prazo”, disse o executivo, de acordo com o site Automotive News.
Não faltam produtos para a Honda utilizar nestas categorias. A Nissan já tem a Frontier, que está preparando-se para trocar de geração e que estaria sendo desenvolvida com base na nova Mitsubishi Triton.
A fabricante ainda tem um SUV derivado da Frontier, o Terra, vendido na Ásia e, se quiserem, um utilitário maior, o Patrol. Existia também a caminhonete Titan, rival da Chevrolet Silverado, Ford F-150 e Ram 1500, porém ela saiu de linha no ano passado por vender mal.
As falas de Kaihara ainda dão a entender que a ideia da Honda é começar com modelos da Nissan com o logo da Honda e, no futuro, começar a desenvolver em conjunto. “Talvez no futuro, nós podemos co-desenvolver estes veículos. Mas, no curto prazo, se precisarmos, também podemos pegar alguns dos veículos da Nissan para a Honda”, afirma o vice-presidente da Honda.
Esta decisão faria sentido por conta do ciclo de desenvolvimento dos produtos. O novo Patrol foi apresentado em setembro, enquanto a próxima geração da Frontier está sendo desenvolvida e os rumores dizem que será revelada este ano.
Isto ainda levará alguns anos para acontecer. As duas fabricantes ainda começaram a conversar sobre a fusão e preveem que o processo seria finalizado por volta de 2030, o que significa que a Honda só teria sua versão da Frontier na próxima década.