Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Honda Pilot é SUV off-road gigante e com sete lugares

Com 289 cv, SUV tem versão especialmente preparada para off-road sem abandonar o conforto e a segurança para a família

Por João Vitor Ferreira
8 nov 2022, 11h47
Honda Pilot TrailSport
 (Divulgação/Honda)
Continua após publicidade

A Honda apresentou a quarta geração do Pilot, o maior de seus SUVs. Além do visual renovado, chama a atenção sua nova versão TrailSport, focada no uso off-road e que combina uma proposta aventureira com seu lado familiar típico de um SUV de sete lugares.

O motor é o mesmo V6 3.5 aspirado da geração anterior, que não seguiu as tendências dos dias atuais e dispensa qualquer auxílio elétrico. Mesmo assim, está mais potente e gera 289 cv (antes eram 283 cv). O torque máximo manteve-se em 36,2 kgfm.

Para todas as versões – Sport, EX-L, TrailSport, Touring e Elite – o câmbio é o mesmo automático de dez marchas, que podem ser trocadas manualmente através das borboletas no volante, e a tração é integral. Porém, as versões TrailSport e Elite são equipadas com o sistema de vetorização de torque i-V4TM de segunda geração.

Segundo a Honda, esse sistema traz um diferencial traseiro mais forte que pode lidar com 40% mais torque e garante respostas 30% mais rápidas, otimizando a tração disponível em todos os cenários de direção, especialmente no off-road. Até 70% do torque pode ser enviado ao eixo traseiro.

Além de sistema de tração, a versão TrailSport traz outros itens focados no off-road. Entre eles estão as novas placas de proteção, mais robustas que as das demais versões, pneus todo-terreno e rodas exclusivas de 18’’, projetadas para evitar danos causados pelos detritos das trilhas.

Continua após a publicidade
Honda Pilot TrailSport traseira
(Divulgação/Honda)

O Honda Pilot TrailSport também tem suspensão exclusiva. Ela aumenta o vão livre em 2,54 cm, melhorando também seus ângulos de entrada, saída e central. Barras estabilizadoras exclusivas otimizadas e ajuste das molas e dos amortecedores completam o kit off-road da versão.

Na aparência, o Pilot foi atualizado para ficar de acordo com o novo padrão visual da Honda, logo, é possível ver muito do novo Honda CR-V nele. A dianteira é onde vemos as maiores inspirações, como nos novos faróis, menores e mais finos, e na grade, que cresceu e tem o desenho de colmeia. O cromado, que era abundante na geração passada, agora aparece só no topo da grade e no contorno das entradas de ar.

Continua após a publicidade
Honda Pilot TrailSport lateral
(Divulgação/Honda)

A traseira tem uma cara mais própria, com grandes luzes horizontais no lugar das antigas em forma de L. No topo, o Pilot ganhou um pequeno spoiler e no centro da tampa do porta-malas há uma faixa preta para destacar o nome do modelo.

No interior, a Honda destaca que o espaço para pernas para a segunda fileira ficou cerca de 6 cm maior. Provavelmente, graças aos 7 cm a mais que o modelo ganhou na distância entre eixos, que é de 2,89 m. Mas seria difícil faltar espaço, afinal, o Pilot chega aos 5,08 m de comprimento em suas versões para sete pessoas.

Honda Pilot TrailSport roda
Rodas da versão TrailSport são exclusivas. Demais versões têm rodas de 20”, com exceção da EX-L que traz rodas de 18” (Divulgação/Honda)
Continua após a publicidade

Porém, o maior destaque é o assento central da segunda fileira. Nas versões Touring e Elite – que comportam até sete passageiros – o banco do meio pode ser totalmente retirado e guardado sob o piso de carga traseiro. Desse modo, ele oferece mais espaço e melhor mobilidade para os ocupantes se acomodarem na terceira fileira, além de ficar disponível caso a família decida voltar para a configuração de sete lugares.

Honda Pilot Elite
Honda Pilot Elite (Divulgação/Honda)

Em questão de tecnologia, o modelo tem tela de 9’’ para central multimídia com conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fio – exceto para a versão Sport que recebe tela de 7’’. O painel de instrumentos é digital de 10,2’’ na versão Elite, enquanto as outras recebem um analógico de 7’’.

Honda Pilot TrailSport interior
(Divulgação/Honda)
Continua após a publicidade

A Honda fez um esforço para fazer do Pilot um veículo bem seguro. De acordo com a marca, os equipamentos de segurança foram pensados visando as 5 estrelas do NHTSA, por isso, o modelo traz como padrão 8 airbags, incluindo de joelho para motorista e carona, assim como o Honda Sensing atualizado com novas funções.

Para o SUV, a Honda instalou uma nova câmera e radar com campo de visão de 90º e 120º, respectivamente. O conjunto ajuda a evitar colisões, já que melhora a capacidade de reconhecer objetos, como veículos, bicicletas ou pedestres, assim como o meio-fio das vias e os sinais de trânsito.

Honda Pilot TrailSport bancos
Versão TrailSport traz detalhes exclusivos em laranja no acabamento interno (Divulgação/Honda)

Outras novidades são o Traffic Jam Assist, que atua auxiliando o motorista em situações de engarrafamento, e o controle de frenagem em baixa velocidade, que se juntam aos demais sistemas, como controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa.

A Honda ainda não divulgou os preços nem a data de lançamento do Pilot. É possível que ele chegue até dezembro nas concessionárias dos EUA e o valor das versões deve ficar entre os U$ 40.000 e U$ 50.000, algo entre os R$ 206.000 e R$ 258.000

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.