Honda Pilot é SUV off-road gigante e com sete lugares
Com 289 cv, SUV tem versão especialmente preparada para off-road sem abandonar o conforto e a segurança para a família
A Honda apresentou a quarta geração do Pilot, o maior de seus SUVs. Além do visual renovado, chama a atenção sua nova versão TrailSport, focada no uso off-road e que combina uma proposta aventureira com seu lado familiar típico de um SUV de sete lugares.
O motor é o mesmo V6 3.5 aspirado da geração anterior, que não seguiu as tendências dos dias atuais e dispensa qualquer auxílio elétrico. Mesmo assim, está mais potente e gera 289 cv (antes eram 283 cv). O torque máximo manteve-se em 36,2 kgfm.
Para todas as versões – Sport, EX-L, TrailSport, Touring e Elite – o câmbio é o mesmo automático de dez marchas, que podem ser trocadas manualmente através das borboletas no volante, e a tração é integral. Porém, as versões TrailSport e Elite são equipadas com o sistema de vetorização de torque i-V4TM de segunda geração.
Segundo a Honda, esse sistema traz um diferencial traseiro mais forte que pode lidar com 40% mais torque e garante respostas 30% mais rápidas, otimizando a tração disponível em todos os cenários de direção, especialmente no off-road. Até 70% do torque pode ser enviado ao eixo traseiro.
Além de sistema de tração, a versão TrailSport traz outros itens focados no off-road. Entre eles estão as novas placas de proteção, mais robustas que as das demais versões, pneus todo-terreno e rodas exclusivas de 18’’, projetadas para evitar danos causados pelos detritos das trilhas.
O Honda Pilot TrailSport também tem suspensão exclusiva. Ela aumenta o vão livre em 2,54 cm, melhorando também seus ângulos de entrada, saída e central. Barras estabilizadoras exclusivas otimizadas e ajuste das molas e dos amortecedores completam o kit off-road da versão.
Na aparência, o Pilot foi atualizado para ficar de acordo com o novo padrão visual da Honda, logo, é possível ver muito do novo Honda CR-V nele. A dianteira é onde vemos as maiores inspirações, como nos novos faróis, menores e mais finos, e na grade, que cresceu e tem o desenho de colmeia. O cromado, que era abundante na geração passada, agora aparece só no topo da grade e no contorno das entradas de ar.
A traseira tem uma cara mais própria, com grandes luzes horizontais no lugar das antigas em forma de L. No topo, o Pilot ganhou um pequeno spoiler e no centro da tampa do porta-malas há uma faixa preta para destacar o nome do modelo.
No interior, a Honda destaca que o espaço para pernas para a segunda fileira ficou cerca de 6 cm maior. Provavelmente, graças aos 7 cm a mais que o modelo ganhou na distância entre eixos, que é de 2,89 m. Mas seria difícil faltar espaço, afinal, o Pilot chega aos 5,08 m de comprimento em suas versões para sete pessoas.
Porém, o maior destaque é o assento central da segunda fileira. Nas versões Touring e Elite – que comportam até sete passageiros – o banco do meio pode ser totalmente retirado e guardado sob o piso de carga traseiro. Desse modo, ele oferece mais espaço e melhor mobilidade para os ocupantes se acomodarem na terceira fileira, além de ficar disponível caso a família decida voltar para a configuração de sete lugares.
Em questão de tecnologia, o modelo tem tela de 9’’ para central multimídia com conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fio – exceto para a versão Sport que recebe tela de 7’’. O painel de instrumentos é digital de 10,2’’ na versão Elite, enquanto as outras recebem um analógico de 7’’.
A Honda fez um esforço para fazer do Pilot um veículo bem seguro. De acordo com a marca, os equipamentos de segurança foram pensados visando as 5 estrelas do NHTSA, por isso, o modelo traz como padrão 8 airbags, incluindo de joelho para motorista e carona, assim como o Honda Sensing atualizado com novas funções.
Para o SUV, a Honda instalou uma nova câmera e radar com campo de visão de 90º e 120º, respectivamente. O conjunto ajuda a evitar colisões, já que melhora a capacidade de reconhecer objetos, como veículos, bicicletas ou pedestres, assim como o meio-fio das vias e os sinais de trânsito.
Outras novidades são o Traffic Jam Assist, que atua auxiliando o motorista em situações de engarrafamento, e o controle de frenagem em baixa velocidade, que se juntam aos demais sistemas, como controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa.
A Honda ainda não divulgou os preços nem a data de lançamento do Pilot. É possível que ele chegue até dezembro nas concessionárias dos EUA e o valor das versões deve ficar entre os U$ 40.000 e U$ 50.000, algo entre os R$ 206.000 e R$ 258.000