Honda Elevate é novo SUV derivado do City e mais barato que o HR-V
SUV barato da Honda é maior que o Honda HR-V, terá versão elétrica e poderá ser vendido em países vizinhos do Brasil
Com forte apelo para carros mais baratos, a Índia foi o país escolhido para o lançamento do Honda Elevate. Trata-se de um SUV compacto inédito que surge como alternativa mais barata ao Honda HR-V, mesmo que seja até maior ele.
O Honda Elevate 4,31 m de comprimento; 1,79 m de largura; 1,65 m de altura; e 2,65 m entre eixos, o mesmo que um Volkswagen T-Cross. Ou seja, é 6 cm mais alto e tem 4 cm de distância entre eixos mais que um T-Cross. Ele será fabricado junto com os Honda City e Amaze, na Índia, e deverá ser exportado para outros mercados emergente globais, inclusive da América do Sul.
O design passa longe de ser arrebatador, mas é condizente com a proposta dos atuais SUVc compactos. A dianteira é bem quadrada, com grade bastante vertical emoldurada pela barra prateada que interliga os faróis de LED. A traseira vem com as lanternas interligadas, lembrando o sofisticado HR-V. As rodas de liga leve são de aro 17 e a versão mostrada possui a pintura bicolor.
O que o Elevate pode destacar dentro da cabine é o espaço proporcionado pelo grande entre-eixos. Mas ainda oferece um quadro de instrumentos digital com tela de 7 polegadas com a central multimídia com de 10, 25 polegadas e o ar-condicionado automático.
Ainda tem carregamento de celular por indução, teto solar e sistemas de segurança como o assistente de visão lateral e traseira, assistente de frenagem e de partida em rampa e também o pacote Honda Sensing, com frenagem de emergência e piloto automático adaptativo.
Embaixo do capô nada muito inovador, O Honda Elevate tem motor 1.5 aspirado a gasolina com 112 cv de potência e 14,7 kgfm de torque, combinado com câmbio manual de seis marchas ou CVT de sete velocidades. Segundo a Honda, uma versão híbrida está descartada por enquanto por conta do custo elevado. Uma versão elétrica do veículo, porém, está prevista para os próximos anos.
Como dito anteriormente, a Honda tem planejamento de levar o SUV para outros mercados emergentes além do indiano. Então, existe uma boa expectativa do Elevate aparecer por aqui, ainda mais com a falta de interesse dos consumidores com dois produtos nacionais, o City hatch e sedã.
Com sua mecânica já conhecida e uma proposta parecida com a dos SUVs que temos hoje, o Elevate tem grande potencial de disputar espaço no mercado brasileiro.