Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Honda e GM fecham parceria histórica e farão novos carros juntas

Parceria vai unificar desenvolvimento de plataformas, motores e sistemas eletrônicos das duas marcas já a partir de 2021

Por Thiago Silva, Igor Macario
3 set 2020, 14h52
Honda e GM fecham parceria histórica e farão novos carros juntas
Futuras gerações de produtos conhecidos poderão compartilhar plataforma e mecânica (Honda-GM/Divulgação)

General Motors e Honda anunciaram uma inesperada (e ampla) parceria para o desenvolvimento de novas tecnologias. Por enquanto, a “parceria estratégica”, como as marcas chamam, será focada nos mercados de Estados Unidos, Canadá e México. E, ao que tudo indica, a parceria será um bocado extensa.

Isso porque, em comunicado, a GM já confirmou que as marcas irão desenvolver juntas plataformas, motores a combustão e conjuntos híbridos. As engenharias das duas marcas começarão a trabalhar lado a lado já no início de 2021.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

A união não formará uma nova marca, com os novos produtos sendo vendidos separadamente por GM e Honda. Ainda assim, isso pode significar que as próximas gerações de Chevrolet Equinox e Honda CR-V compartilhem plataformas e sistemas, por exemplo. Ou que a Honda finalmente tenha uma picape média “convencional” para brigar no mercado americano.

Continua após a publicidade

As duas já tinham assinado um acordo em abril, onde a Honda passaria a usar a plataforma de elétricos desenvolvida pela GM. Embora a Honda tenha muita experiência com modelos elétricos e híbridos, só agora a marca japonesa lançou seu elétrico de maior volume, o (caro) Honda e.

Outra parceria, do início dos anos 2000, já unia GM e Honda nos trabalhos com células de combustível e no desenvolvimento de sistemas autônomos.

General Motors and Honda announced they have signed a non-bindin
Imagem oficial revelada após parceria (General Motors/Divulgação)
Continua após a publicidade

Questão de custos

Além da reunião das equipes dos dois lados para a criação de produtos melhores, a nova parceria também tem como objetivo aumentar a economia de escala das duas fabricantes.

Unificando compras, pesquisa e desenvolvimento, as duas conseguirão reduzir custos e redirecionar recursos para a criação de novas tecnologias.

Um dos primeiros passos será a integração dos sistemas de segurança e monitoramento do OnStar em modelos da Honda. As funcionalidades serão acessadas pelo sistema HondaLink.

Continua após a publicidade

Por enquanto, os novos produtos da união serão destinados ao mercado norte-americano. Ainda não há previsão para que a colaboração se estenda a outros mercados.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Honda e GM fecham parceria histórica e farão novos carros juntas
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.