Dois meses atrás nós explicamos (ou pelo menos tentamos) porque a Honda resolveu lançar o novo Civic Si com motor 1.5 turbinado de “apenas” 208 cv e 26,6 mkgf. Acostumados à versões esportivas potentes e com apetite por giro alto, os fãs da marca estranharam.
Afinal de contas, era difícil ver um Si posicionado tão abaixo de VW Golf GTI (220 cv e 35,7 mkgf) e Ford Focus ST (255 cv e 36,7 mkgf), dois de seus principais rivais nos Estados Unidos.
Na época, um porta-voz da marca afirmou ao Autoblog que custo, posicionamento de mercado e peso justificaram a decisão. Agora, engenheiros da Honda ouvidos pela agência Automotive News revelaram uma quarta razão: a durabilidade do motor 1.5 i-VTEC.
Afinal de contas, mais potência poderia abreviar o tempo de vida útil do conjunto, e a Honda quer que seus motores “durem centenas de milhares de quilômetros”, nas palavras dos próprios funcionários da empresa.
Se as respostas da Honda ainda não foram suficientes para te convencer, a imprensa norte-americana já botou as mãos no modelo e deu suas primeiras impressões ao dirigir.
“O novo Civic Si não é tão selvagem quando os Si de 1991 e 1999 e nem como o Acura Integra 1996 que eu e meus amigos adorávamos nos tempos de escola, mas, mesmo assim, é muito divertido, bem mais confortável e, claro, o câmbio de seis marchas manual continua excelente como sempre”, afirmou Andrew Collins, do Jalopnik.
“Ele é um carro compacto (nota da redação: para os padrões americanos, é claro) com pretensões esportivas, não é caro (US$ 23.900), fácil de manter e perfeitamente prático para qualquer pessoa”, ressalta Collins, lembrando que Focus ST (US$ 24.775) e Golf GTI (US$ 25.595) custam um pouco mais do que o Honda.
Na prática, a diferença de preço entre o Civic Si e o topo de linha Type R (com 310 cv e 40,7 mkgf) será de consideráveis US$ 10.000, com o Type R partindo de estimados US$ 33.900 nos Estados Unidos.
“O Si nunca foi conhecido por ser um carro excepcional, e sim versátil. Ele é ótimo como um carro esportivo feito para o dia-a-dia. É eficiente, fácil de dirigir e, baseado na reputação da Honda, acho que não há problema algum em dizer que vai durar centenas de milhares de quilômetros se você fizer toda a manutenção preventiva no tempo certo”.
Chris Walton, da Motor Trend, também elogiou o comportamento dinâmico do esportivo. “Mesmo no limite, o Civic Si é incrivelmente neutro e suas reações são muito fáceis de prever. Diferente de alguns de seus antecessores, a décima geração do Si honra a filosofia original do modelo de entregar desempenho a um custo acessível” .
“É um carro econômico, com personalidade, e potente o suficiente para te divertir. Até porque, no fim das contas, é disso que você precisa para ter um pouco de prazer ao dirigir sem precisar gastar muito dinheiro e podendo levar uma vida normal. O Civic Si não é um carro que vai tirar seu sono, mas definitivamente fará você arranjar boas desculpas para cair na estrada”, concluiu Collins.