Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Honda Amaze é sedã com visual do Fiat Fastback e custa menos de R$ 60.000

Modelo do mercado indiano tem menos de quatro metros de comprimento e chega a sua terceira geração com visual totalmente renovado

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 5 dez 2024, 13h05 - Publicado em 5 dez 2024, 12h00
Honda Amaze
Honda Amaze (Divulgação/Honda)
Continua após publicidade

Na Índia, existe um segmento de sedãs abaixo dos compactos que temos por aqui. Ou seja, além do City, a marca tem também o Amaze, que está chegando em sua terceira geração para concorrer com modelos como o Suzuki Dzire, Hyundai Aura e Tata Tigor.

Embora ele ainda siga à risca os fundamentos da geração anterior, o Amaze de terceira geração ganha novo visual externo e interno, para se manter relevante dentro do mercado indiano. O estilo, porém, pode ser um pouco controverso para nós brasileiros. É nítido que ele usa elementos do City e do SUV Elevate (que será vendido no Brasil como WR-V), porém, o parece que a marca acabou criando um clone bem semelhante ao Fiat Fastback – mera coincidência, afinal, o SUV cupê da Fiat não é vendido por lá.

Honda Amaze
(Divulgação/Honda)

Mas isso é uma questão apenas para nós brasileiros, o que realmente virou polêmica no design do Amaze foi a diferença entre o conceito e a versão de produção. As imagens iniciais mostravam um visual bem mais ousado, com lanternas e faróis maiores, além de um perfil mais baixo e mais condizente com um sedã. Porém o que vemos é uma dianteira bem parecida com a do Elevate, SUV que também se baseia no City, e um carro mais alto, quase um crossover ou SUV cupê.

Honda Amaze
Visual do Amaze de terceira geração apresentado em 2018 e descartado (Divulgação/Honda)
Continua após a publicidade

Por conta disso, algumas proporções podem até parecer um tanto estranhas no Amaze, algo que era amenizado no design de pré-produção, mas é comum ao modelo de segunda geração. As rodas de 15’’, por exemplo, parecem pequenas demais para o carro.

Compartilhe essa matéria via:

Por dentro, a reformulação é bem grande se comparado à segunda geração, mas não é inédito. Todo o conjunto é exatamente idêntico ao do Elevate, incluindo o quadro instrumentos digital de 7’’, o volante e toda a parte do painel e console central. A única exceção é a central multimídia, que no sedã tem tela de 8’’, ao invés de de 10,25’’ do SUV.

Continua após a publicidade
Honda Amaze
(Divulgação/Honda)

Apesar de ter menos de 4 m de comprimento (3,995 m para ser exato), o espaço para o porta-malas é bom. São 416 litros no bagageiro, 4 l a menos que a segunda geração. O comprimento abaixo dos 4 m é providencial para garantir que pagará menos impostos.

Honda Amaze
(Divulgação/Honda)
Continua após a publicidade

Na motorização, não houve mudanças significativas. Logo, o Amaze ainda é equipado com o mesmo motor 1.2 a gasolina de 90 cv e 11,21 kgfm, que pode ser acoplado a uma transmissão manual de cinco marchas ou a um câmbio CVT, mas isso só para o topo de linha. Falta uma opção com gás GNV, tipo de combustível bem aceito na Índia e que está disponível nos concorrentes. A plataforma é a mesma de antes, sendo também compartilhada com o City e o Elevate.

Honda Amaze
(Divulgação/Honda)

Por falar nele, o modelo mais caro terá o nome de ZX e será o único com o pacote Honda Sensing disponível. Com ele, o Amaze ganha diversos recursos de assistência à condução, como frenagem autônoma, piloto automático adaptativo e assistente de permanência em faixa, tornando o sedã o carro mais acessível com recursos ADAS.

Continua após a publicidade

Isso justifica o preço mais alto. Enquanto o seu principal rival, o Suzuki Dzire parte do equivalente a R$ 43.000, o Amaze tem preço inicial de R$ 56.752. A versão ZX, com câmbio automático e ADAS é ainda mais cara, custando o equivalente a R$ 77.883.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
a partir de 9,90/mês*
ECONOMIZE ATÉ 63% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Você pediu, a gente ouviu. Receba a revista em casa a partir de 9,90.
a partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.