Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Holandeses inventam caixa de marchas sem rodas dentadas

Sistema foi originalmente projetado para bicicletas

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 9 nov 2016, 12h42 - Publicado em 6 set 2013, 14h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • tecnologia

    Uma equipe de inventores da Holanda desenvolveu uma caixa de marchas sem nenhuma roda dentada. Segundo os criadores do sistema, o Controlled Rotation System (CRS) tem projeto simples, não requer manutenção (nem lubrificantes) e economiza combustível pela ausência de fricção entre rodas dentadas.

    “Esta inovação é mais fácil, mais compacta e mais barata de ser montada do que as transmissões tradicionais. Ela poupa energia, oferece mais possibilidades de marchas e pode ser usada em todos os tipos de aplicações”, afirmam os inventores.

    Ambiciosos, o grupo de holandeses acredita que sua criação possa revolucionar a indústria automotiva mundial. Algumas soluções encontradas pelos inventores permitiram substituir componentes tradicionais das caixas normais. Em vez de rodas dentadas, ele utiliza dois discos, impulsionados por uma correia. O diâmetro destes discos pode ser aumentado ou diminuído, graças à ajuda de uma bomba de óleo hidráulico com operação digital e das unidades deslizantes. Com isso, o sistema obtém aceleração e desaceleração, proporcionando uma marcha diferente.

    Não será apenas nos automóveis que esta nova transmissão poderia ser aplicada: segundo os projetistas, a caixa equiparia também moinhos de vento, navios, motocicletas e todos os tipos de máquinas. Os holandeses, aliás, ressaltaram que o sistema não tem funcionamento semelhante (e nem pode ser comparado) com as transmissões continuamente variáveis (CVT).

    Continua após a publicidade

    Curiosamente, os quatro criadores desta nova transmissão tiveram a ideia quando viram o ciclista Andy Schleck perder a corrente de sua bicicleta durante uma troca de marcha no Tour de France. No caso das bicicletas, o sistema é chamado de Dual Slide Gear (Marcha de Deslizamento Duplo), em que os discos substituem todas as rodas dentadas normalmente usadas para as marchas.

    Veja como funciona a invenção holandesa:

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.