Hilux GR-Sport e SRX Plus perdem aerofólio por ‘problema de durabilidade’
Picapes eram equipadas com a "barra aerodinâmica" e a marca decidiu retirá-la das unidades zero km e indicou a inspeção da mesma dos modelos em circulação
A chamada “barra aerodinâmica” das Toyota Hilux GR-Sport e SRX Plus pode até ajudar a melhorar a eficiência ao romper o ar, mas está gerando outros problemas. Em nosso teste da Toyota Hilux GR-Sport, notamos que o aerofólio era parafusado diretamente na carroceria e, em velocidades acima de 100 km/h, sua vibração era transmitida para o assento do motorista. Mas há outras implicações.
A fabricante decidiu entregar novas unidades sem o aerofólio a partir deste mês de maio em uma decisão que também envolve a SRX Plus, no qual a peça também é encontrada. O problema agora seria uma questão de durabilidade e os compradores poderão escolher um outro modelo da chamada “barra esportiva”.
Vale um adendo. Quando a Toyota SRX Plus foi lançada, a peça já tinha um ponto de fixação extra, também na carroceria. Com isso, a vibração do enorme aerofólio ficou praticamente imperceptível. Aparentemente, não foi uma solução definitiva.
Um comunicado oficial direcionado aos concessionárias brasileiros, ao qual QUATRO RODAS teve acesso, revela a decisão de retirar a “barra esportiva” dos carros novos antes da entrega da picape para o comprador. Segundo o documento, “os clientes que adquirirem os referidos veículos poderão instalar outro modelo de barra esportiva que será informado em breve.”
Os atuais proprietários que forem fazer revisões nas concessionárias terão a peça inspecionada e o aerofólio será retirado no caso da detecção de alguma anomalia.
A explicação para descontinuação da peça é pelo fato de que foi detectado um possível problema de durabilidade. Questionada sobre o tema, a Toyota do Brasil enviou o seguinte comunicado:
“A Toyota decidiu prosseguir com as vendas dos modelos Hilux SRX Plus e GR-S IV sem a Barra Esportiva instalada, pois foi detectado um possível problema de durabilidade nesta peça. Nesse momento, a empresa avalia a situação e quais medidas tomar, caso sejam necessárias. Enquanto isso, a Toyota solicita preventivamente aos seus concessionários que verifiquem a condição da Barra Esportiva quando seus clientes comparecerem às suas lojas e a removam como medida de precaução caso alguma anormalidade seja detectada. Os clientes serão informados de que esta é uma medida preventiva e serão contatados novamente dentro de 10 a 15 dias, uma vez que a avaliação da situação seja concluída.”
É bom lembrar que a chamada “barra aerodinâmica” não era apenas estética e tinha uma função aerodinâmica segundo a marca. “A barra aerodinâmica traseira reduz a turbulência e diminui o ruído do vento, minimizando as vibrações e o consumo de combustível”, conforme consta no release oficial do lançamento da versão SRX Plus.
Também foi informado que a Hilux convencional tem um coeficiente aerodinâmico de 0,44. A versão alargada (SRX e GR-S) tem um coeficiente de 0,51 cx, mas ao adicionar esse spoiler, esse valor é reduzido para os 0,44 cx originais.
Na Argentina a Hilux já sai de fábrica sem o aerofólio
A picape é fabricada em Zárate, na Argentina, e por lá desde esse mês as versões GR-Sport e SRX Plus já saem de fábrica sem o aerofólio. Com a atualização do catálogo em maio e a renovação de seu site oficial, a Toyota Argentina oficializou a mudança nas Hilux SRX e GR-Sport e todas as fotos do site foram editadas e as picapes aparecem sem a peça no catálogo. Aqui no Brasil o site não recebeu essa “atualização”.