Embora Hilux e SW4 sejam os líderes de suas respectivas categorias, os modelos ainda tinham lacunas a serem preenchidas. Para a linha 2018, a Toyota supriu estas falhas com a chegada de duas novas versões: uma flex com câmbio manual (veja o teste do modelo com câmbio automático aqui) para a picape e uma topo de linha flex para o SUV.
A série especial Challenge, com visual esportivo, também compõe a gama da Hilux que agora parte de R$ 108.990. O SW4 parte de R$ 165.640 para o público.
A novidade que promete aumentar as vendas da Hilux é a chegada do câmbio manual à versão SR flex. Por R$ 108.990, a nova configuração de entrada da picape tem motor Dual VVT-i Flex 2.7 16V de 163/159 cv (etanol/gasolina) e 25 mkgf acoplado ao câmbio manual de cinco marchas e a tração 4×2.
Não pense, porém, que o modelo sacrifica seus equipamentos por ser o mais barato da linha. De série, a Hilux SR traz ar-condicionado manual, banco do motorista com ajustes de distância, inclinação e altura, coluna de direção com regulagens de altura e profundidade, Isofix, airbags frontais e de joelho para o motorista.
Também tem computador de bordo, piloto automático, direção hidráulica, faróis de neblina, modos de condução ECO e Power, protetor de caçamba, retrovisores com sete integrada e regulagem elétrica, rodas de 17 polegadas e sistema multimídia com DVD, Bluetooth, entradas USB e AUX, além de conectividade com iPod e iPhone.
Outra novidade é a nova série especial Challenge ─ que deve ter 200 unidades emplacadas por mês, segundo estimativa da marca, sempre nas cores branco e vermelho.
Baseada na versão SR diesel, a edição de R$ 161.990 dá aspecto esportivo ao modelo com máscara negra nos faróis, lanternas escurecidas, rodas aro 17 na cor preta, adesivos nas laterais e na traseira, santantônio, estribos, além da pintura preta em protetores dos para-choques, grade frontal, retrovisores e maçanetas.
Por dentro, a Hilux Challenge ganha costuras vermelhas nos bancos, nas forrações das portas e no volante, além de frisos vermelhos e apliques em preto brilhante no painel. De série, há volante multifuncional, ar-condicionado digital, câmera de ré e central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque.
Assim como nas versões SR diesel e flex, a Challenge não tem airbags laterais e os necessários controles de estabilidade e tração, itens presentes a partir das configurações SRV.
O motor é o mesmo das demais versões diesel das linhas Hilux e SW4: um 2.8 16V de quatro cilindros turbo com intercooler e injeção direta de 177 cv e 45,9 mkgf. O câmbio é automático sequencial de seis marchas e a tração 4×4.
Também com novidades em sua gama flex, o SW4 foca no andar de cima com a versão SRV ─ até então, o modelo era oferecido apenas na configuração de entrada SR.
Por R$ 178.990, adiciona airbags laterais e de cortina, alarme, ar-condicionado digital automático, bancos de couro (com ajustes elétricos para o motorista) e computador de bordo com tela TFT, paddle shift, chave presencial para abertura e funcionamento do veículo, além de central multimídia com câmera de ré e GPS.
O visual da versão SRV se aproxima do visto na SRX diesel, com as mesmas rodas de 18 polegadas de acabamento diamantado, maçanetas cromadas e interior com apliques em madeira. O motor é o mesmo 2.7 Flex de até 163 cv e 25 mkgf da picape, porém com câmbio automático de seis marchas.
Para as versões topo de linha SRX de Hilux e SW4, que partem respectivamente de R$ 193.270 e R$ 247.160, os faróis de neblina passam a ser de led. O SUV ganha ainda ajustes elétricos também para o banco do passageiro.
REAJUSTES NAS DEMAIS VERSÕES
Mesmo com mudanças de equipamentos apenas nas versões SRX e sem qualquer alteração mecânica ou visual, nenhuma versão das gamas Hilux e SW4 escaparam de reajustes nos preços. No caso da picape, os acréscimos foram menores: cerca de R$ 600 nas versões flex.
A versão que mais encareceu com motor bicombustível foi a SRV 4×4, que passou de R$ 134.410 para R$ 135.090 (ou R$ 680 a mais). Nas configurações diesel os reajustes foram maiores, de R$ 860 para a SRV e de R$ 1.370 para a SRX. Curiosamente, a versão SR diesel, na qual a nova série Challenge se baseia, não aparece na lista de preços divulgada pela Toyota.
No SW4, o menor acréscimo ficou para a versão de entrada SR de cinco lugares, que subiu R$ 1.320 e agora parte de R$ 165.640. Em contrapartida, a versão topo de linha SRX de sete lugares encareceu R$ 2.850.
Vale destacar que a marca oferece três modelos exclusivos para vendas diretas* (relacionadas a empresas): Hilux STD 4×4 manual diesel Narrow cabine dupla (R$ 135.780), SW4 SR 4×2 manual flex de cinco lugares (R$ 152.090) e SW4 SR 4×4 automático de cinco lugares (R$ 228.320).
Veja como ficaram os preços da linha 2018 de Hilux e SW4:
Carro e versão | Preço Anterior | Preço Atual | Aumento |
Hilux SR 4×2 MT flex CD | – | R$ 108.990 | – |
Hilux SR 4×2 AT flex CD | R$ 114.420 | R$ 115.000 | R$ 580 |
Hilux SRV 4×2 AT flex CD | R$ 123.760 | R$ 124.380 | R$ 620 |
Hilux SRV 4×4 AT flex CD | R$ 134.410 | R$ 135.090 | R$ 680 |
Hilux Chassi 4×4 MT diesel CS | R$ 118.950 | R$ 119.550 | R$ 600 |
Hilux 4×4 MT diesel CS | R$ 122.990 | R$ 123.520 | R$ 530 |
Hilux STD 4×4 MT diesel Narrow CD* | – | R$ 135.780 | – |
Hilux STD 4×4 MT diesel CD | R$ 135.600 | R$ 136.280 | R$ 680 |
Hilux SR Challenge 4×4 AT diesel CD | – | R$ 161.990 | – |
Hilux SRV 4×4 AT diesel CD | R$ 170.400 | R$ 171.260 | R$ 860 |
Hilux SRX 4×4 AT diesel CD | R$ 191.270 | R$ 193.270 | R$ 1.370 |
SW4 SR 4×2 MT flex (5 lug)* | – | R$ 152.090 | – |
SW4 SR 4×2 AT flex (5 lug) | R$ 164.320 | R$ 165.640 | R$ 1.320 |
SW4 SR 4×2 AT flex (7 lug) | R$ 169.780 | R$ 171.140 | R$ 1.360 |
SW4 SRV 4×2 AT flex (7 lug) | – | R$ 178.990 | – |
SW4 SR 4×4 AT diesel (5 lug)* | – | R$ 228.320 | – |
SW4 SRX 4×4 AT diesel (5 lug) | R$ 244.350 | R$ 247.160 | R$ 2.810 |
SW4 SRX 4×4 AT diesel (7 lug) | R$ 249.940 | R$ 252.790 | R$ 2.850 |