Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Haval H4 chega em 2025 para ser primeiro híbrido plug-in flex brasileiro

GWM demonstrou interesse em investir no trem de força híbrido-flex para o novo modelo, que já tem lugar garantido na linha de produção de Iracemápolis (SP)

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 27 abr 2024, 20h20 - Publicado em 27 abr 2024, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A GWM está próxima de iniciar a produção na fábrica de Iracemápolis, no interior de São Paulo, e já anuncia um dos modelos que serão montados na linha de produção. Trata-se do SUV Haval H4, que na China é chamado de Jolion, e pode ser o primeiro híbrido flex plug-in produzido no Brasil.

    Ainda não há uma confirmação por parte dos chineses, mas é provável que o H4 chegue com o mesmo trem de força do irmão H6. Ou seja, ele seria equipado com o motor turbo 1.5 de quatro cilindros de 170 cv e 29 kgfm, junto do motor elétrico de 135 cv e 25 kgfm. Combinados, o sistema entrega 240 cv e 54 kgfm e a principal diferença é que o novo modelo aceitaria etanol além da gasolina, o que pode mudar um pouco a entrega de potência e torque.

    No ano passado, QUATRO RODAS pode conhecer e dirigir o H4. As primeiras impressões foram boas, graças ao design moderno e o interior espaçoso e confortável. O SUV é menor que o H6, mas tem bons 4,47 m de comprimento e 2,7 m de entre-eixos, colocando-o no mesmo patamar de modelos como o Jeep Compass, Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross.

    Mas embora as boas medidas resultem em conforto para quem viaja, os defeitos na cabine podem prejudicar a vida do motorista. Mesmo na versão topo de linha testada em 2023, o plástico duro predominava na cabine e os bancos eram um pouco curtos demais. O motorista também sofre com a visibilidade prejudicada pelo pequeno vidro posterior e as largas colunas traseiras.

    Haval Jolion
    Ele tem porte de SUV médio, mas entre-eixos típico de rivais maiores (Divulgação/Quatro Rodas)

    Porém, o problema maior está na central multimídia. Além de não oferecer a conectividade com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, o sistema ocupa toda a tela quando conectado, impedindo que o motorista acesse o menu principal de maneira simples. Isso é um grande problema, afinal, não há muitos controles físicos na cabine e até para realizar uma tarefa simples, como alterar o modo de direção, é necessário navegar por uma série de telas da central.

    Continua após a publicidade

    Quanto a dinâmica do carro, vale ressaltar que o trem de força do modelo testado é diferente do que está sendo cotado para o Brasil. O Haval H4 daquela ocasião tinha um sistema híbrido leve composto por um motor 1.5 aspirado a gasolina de 95 cv e 12,7 kgfm e outro elétrico de 150 cv e 25,5 kgfm que, juntos, entregam 189 cv e 38,2 kgfm.

    Haval Jolion
    Jolion arranca sempre no modo elétrico, para acionar motor a combustão depois (Divulgação/Quatro Rodas)

    A intenção da GWM é produzir um híbrido flex por aqui, mas nada impediria que o H4, assim como o H6, estivesse disponível com duas motorizações: uma de entrada híbrida leve como a testada no ano passado e a topo de linha com o inédito trem de força híbrido flex plug-in.

    Com isso explicado, a versão híbrida mais simples não deixou a desejar. O motor a combustão e elétrico se alternam ao tracionar, com o primeiro atuando em velocidades mais altas e o segundo auxiliando em acelerações mais fortes e em baixas velocidades. Embora o H4 seja um SUV grande, não faltou fôlego e se mostrou bem ágil nas acelerações, realizando o 0 a 100 km/h em 8,2 s.

    Continua após a publicidade
    Haval Jolion
    Acabamento emprega materiais que imitam couro e fibra de carbono (Divulgação/Quatro Rodas)

    O problema está na suspensão, que trás o conforto que se espera de um SUV familiar, mas fica “mole” demais em velocidades mais altas ou estradas mais sinuosas, fazendo com que a carroceria role excessivamente. Já a direção é pouco direta e não transmite muito bem a relação dos pneus com o asfalto. A frenagem, por outro lado, foi um ponto positivo com resposta do pedal bastante progressiva, e comportamento equilibrado.

    Bem equipado, o H4 tinha uma lista completa de recursos ADAS o que está longe de ser algo ruim, porém o seu funcionamento precisa ser aprimorado. É o caso da manutenção de faixa e o controle de cruzeiro adaptativo, por exemplo, que agiam de maneira brusca a ponto de dissuadir fortemente sua utilização.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    Produção só em 2025

    A GWM começará os trabalhos da fábrica de Iracemápolis (SP) já em outubro de 2024. Mas, em um primeiro momento, a planta funcionará apenas para treinamento e fabricação de modelos pré-série.

    2022_Haval_Jolion_HEV-BRASIL
    Haval H4 foi flagrado em testes pelo Brasil (Lucas Franca/Quatro Rodas)

    A produção para valer está prevista para o segundo semestre de 2025, quando o Haval H4 está cotado para chegar. O SUV, além de estrear a linha de produção, também pode ser o primeiro híbrido plug-in flex do Brasil, se as intenções da GWM realmente se concretizarem.

    Além do H4, que já roda em testes no Brasil há algum tempo, a GWM também pretende montar a picape Poer na mesma fábrica. Inicialmente, a produção será no regime CDK, onde os componentes chegam importados e apenas a montagem e pintura são feitas por aqui.

    Por enquanto, existem poucas confirmações sobre o H4, mas a julgar pelo H6 que custa R$ 214.000 na versão híbrida leve mais básica, não seria estranho ver o irmão menor estreando com preço na casa dos R$ 190.000.

    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.