O GWM Haval H6 2025 começa a chegar às lojas com novidades que também se estendem aos modelos 2024. O SUV médio híbrido acabou de completar um ano à venda no Brasil e as opiniões dos clientes nortearam as atualizações anunciadas agora.
Uma coisa que mudou foi o nome de cada versão, que agora passa a estar acompanhado de um número que identifica a capacidade da bateria em kWh, exceto o GT. Mas, apesar do aumento do imposto de importação na virada do ano, os preços foram mantidos.
Preços do GWM Haval H6 2025:
- Haval H6 HEV2 c/teto solar – R$ 214.000
- Haval H6 PHEV34 c/teto solar – R$ 279.000
- Haval H6 GT c/teto solar – R$ 319.000
O Haval H6 2025 não tem mudanças estéticas, mas atualizações na eletrônica e em algumas funções do carro, inclusive no que diz respeito ao funcionamento dos motores. Um exemplo está em um novo modo de condução HEV para as versões híbridas plug-in (PHEV), combinando o uso do motor a combustão com o elétrico com foco na economia de combustível.
Os modos EV (que só usa os motores elétricos) e o modo Prioridade EV ou Inteligente, que combina o uso do motor a combustão com o elétrico priorizando a performance, seguem disponíveis.
Outra atualização é o uso da frenagem regenerativa quando o piloto automático adaptativo (ACC) está ativado, permitindo que a bateria recarregue como na condução normal. Também reduziram o volume dos alertas sonoros e melhoraram algumas traduções da interface do quadro de instrumentos digital e da central multimídia.
O curioso e inédito no Brasil é que os Haval H6 2024 logo poderão ficar idênticos aos 2025. Isso porque todas essas atualizações serão disponibilizadas para a linha anterior por meio de uma atualização de software Over the Air (OTA), via internet.
Os carros poderão baixar todas as atualizações, sejam elas para as telas ou para os sistemas de controle do veículo. Este serviço será gratuito e disponibilizado a todos os clientes a partir de junho deste ano, seguindo um cronograma que ainda será divulgado pela GWM.
Mecânica do GWM Haval H6 2025
Trocando em miúdos, a versão HEV2 é híbrida plena, como um Toyota Prius, e é capaz de recarregar sua bateria de 1,6 kWh com a energia recuperada nas frenagens. Já o Haval H6 PHEV24 tem mecânica híbrida plug-in tem uma grande bateria de 34 kWh, que permite rodar até 170 km em modo elétrico.
Na prática, a diferença de potência e desempenho entre as versões é grande. O H6 HEV2 combina um 1.5 turbo a gasolina e um motor elétrico. Os dois motores somam 243 cv e robustos 54 kgfm.
Uma curiosidade desse sistema é a presença de uma transmissão de dupla embreagem com duas marchas. Basicamente, a marcha baixa é utilizada na cidade e a alta, na estrada. Isso porque na maior parte do tempo a tração é provida pelo motor elétrico dianteiro, mas, como a bateria é pequena o motor a gasolina quase não para de funcionar, a fim de gerar eletricidade.
É essa demanda por energia que o Haval H6 PHEV34 corrige por ter uma bateria tão maior. Ele mantém o 1.5 turbo a gasolina, que é combinado a outros dois motores elétricos, um em cada eixo, fazendo assim com que o H6 tenha tração 4×4 (que pode funcionar como 4×2, dianteira ou traseira).
O funcionamento do H6 PHEV é quase o de um elétrico, já que o conjunto prioriza o funcionamento dos motores elétricos, que podem tracionar sozinhos até os 140 km/h – antes disso o motor a combustão só será acionado caso o motorista pise fundo no acelerador para exigir mais desempenho.
No modo Sport e com controle de tração desligado, todos os motores trabalham em conjunto. É quando os fartos 393 cv e 77,7 kgfm estão disponíveis. O desempenho, porém, pode variar de acordo com a carga da bateria – que aceita recarga rápida a até 48 kW, indo de 10 a 80% em 29 minutos.
Em um carregador lento, de 7 kWh, a carga total (0 a 100%) é feita em 6 horas. Já em uma tomada de 220 v, essa operação demora 10 horas.
A diferença de desempenho entre as duas mecânicas é enorme: os PHEV chegam a ser 4 s mais rápidos na aceleração de 0 a 100 km/h e tiveram melhores números de consumo em nosso teste. Você vê o número de desempenho de todos eles na tabela a seguir.
Desempenho e consumo do GWM Haval H6 2025
GWM Haval H6 HEV | GWM Haval H6 GT PHEV | GWM Haval H6 PHEV | |
Aceleração | |||
0 a 100 km/h | 8,8 s | 4,8 s | 4,9 s |
0 a 1.000 m | 30,2 s – 165,7 km/h | 25,8 s – 188,7 km/h | 24,9 s – 186,3 km/h |
Velocidade máxima* | 175 km/h | 189 km/h | 180 km/h |
Retomadas | |||
D 40 a 80 km/h em | 4,8 s | 2,2 s | 2,7 s |
D 60 a 100 km/h em | 5,6 s | 2,8 s | 3,4 s |
D 80 a 120 km/h em | 7,1 s | 3,7 s | 4,2 s |
Frenagens | |||
60/80/120 km/h a 0 | 15,8/28,0/63,4 m | 13,4/24,4/54,1 m | 15,0/26,3/57,9 m |
Consumo | |||
Urbano | 16,5 km/l | 20,4 km/l | 22,8 km/l |
Rodoviário | 12,7 km/l | 19 km/l | 19,7 km/l |
Ruído interno | |||
Neutro/RPM máx. | 47,2/- dBA | 43,5/- dBA | -/- dBA |
80/120 km/h | 62,5/68,7 dBA | 64,4/69,9 dBA | 61,5/68,7 dBA |
Aferição | |||
Velocidade real a 100 km/h | 97 km/h | 97 km/h | 98 km/h |
Rotação do motor a 100 km/h em 5ª | 2.100 rpm | 2.100 rpm | 2.100 rpm |
Volante | 2 voltas | 2,5 voltas | 2,5 voltas |
SEU Bolso | |||
Preço | R$ 214.000 | R$ 315.000 | R$ 269.000 |
Garantia | 5 anos | 5 anos | 5 anos |
Revisões até 50.000 km | R$ 4.280 | R.560 | R.560 |
Equipamentos do GWM Haval H6 2025
A tecnologia também é um fator-chave nos Haval H6, com uma extensa lista de equipamentos de série. O único opcional nos H6 convencionais é o teto solar panorâmico, já que ele influencia em blindagens. Mas o H6 GT tem o teto elétrico panorâmico por padrão.
A lista de equipamentos inclui os clássicos piloto automático adaptativo, frenagem automática, alerta de tráfego cruzado e permanência em faixa e detector de fadiga, além de head-up display. O H6 GT ainda tem uma câmera de reconhecimento facial para adaptação dos ajustes do carro feitos e memorizados previamente.
Mas há outros diferenciais, como o Smart Dodge, que detecta veículos na faixa ao lado e é capaz de fazer pequenos desvios dentro da própria faixa, se necessário. Na verdade, também é capaz de reconhecer até o tipo de veículo à frente.
Traz ainda a redução de velocidade em curvas durante a condução semiautônoma, estacionamento semiautônomo sem a necessidade de controlar o freio e o sistema que refaz em marcha a ré os últimos 50 metros percorridos (como nos BMW).
Por dentro, o H6 tem bom acabamento, com materiais emborrachados, mas as porções em preto brilhante e os frisos cromados não demonstram tanta qualidade, assim como o grande volante, resquícios chineses. O H6 GT, porém, troca os plásticos brilhantes por foscos, imitação de fibra de carbono e suede.
Há duas telas, uma de 12,3” para a multimídia (com Android Auto e Apple CarPlay sem fio) e outra de 10,3” para o quadro de instrumentos. Ainda estão na lista ar-condicionado digital de duas zonas, bancos dianteiros elétricos com ventilação, chave presencial, freio de estacionamento eletrônico com auto-hold, partida por botão, retrovisor fotocrômico, sensor de chuva, faróis com acendimento automático e seis airbags.
Espaço também é um trunfo e todos vão com conforto em pernas e cabeça, mesmo quem precisar ir no assento central. O porta-malas tem bons 560 litros no SUV e 515 litros no SUV cupê.
Dimensões do GWM Haval H6 2025
O Haval H6 Premium tem 4,68 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,73 m de altura e entre-eixos de 2,74 m. Já a versão GT tem 4,72 m de comprimento, 1,94 m de largura e mantem a altura de 1,73 m e o entre-eixos de 2,74 m.
SUV será fabricado no Brasil
A GWM já tem 72 concessionárias no Brasil e sua fábrica, em Iracemápolis (SP), que foi comprada da Mercedes-Benz, começa a funcionar em no segundo semestre de 2024. Mas a importação de carros da China ainda continuará por um bom tempo.
A volta do imposto de importação para carros híbridos e elétricos fez a fabricante mudar de ideia: em vez de iniciar a produção nacional com uma inédita picape híbrida e um SUV baseado no mesmo chassi, terá o Haval H6 como o primeiro GWM fabricado no Brasil e este será seguido pelo inédito Haval H4 HEV.
A GWM inclusive garante que os H6 nacionais não terão mudanças neste visual lançado em 2023 por pelo menos três anos.
Ficha técnica – Great Wall Haval H6 PHEV34 2025
Preço: R$ 270.000 (estimado)
Motor: dianteiro, transversal, gasolina, 1.499 cm³, turbo, 16V, injeção direta + dois motores elétricos; 393 cv (combinada)
Câmbio: automático, 2 marchas (combustão); 1 marcha (elétricos); tração integral
Bateria: capacidade, 34 kWh; autonomia, 170 km
Recarga: 0 a 100% em 6 horas (AC); 20 a 80% em 35 min (DC)
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (dianteira), multilink (traseira)
Freios: a disco nas quatro rodas
Pneus: 235/55 R19
Dimensões: comprimento 468,3 cm; largura, 188,6 cm; altura, 173 cm; entre-eixos, 273,8 cm; peso, 2.040 kg; porta-malas, 560 l
Ficha técnica – GWM Haval H6 Premium HEV2 2025
Preço: R$ 209.000
Motor: dianteiro, transversal, gasolina, 1.499 cm³, turbo, 16V, injeção direta + um motor elétrico; 243 cv, 54,0 kgfm (combinados)
Câmbio: automático, 2 marchas (combustão)
Bateria: capacidade, 1,6 kWh
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (dianteira), multilink (traseira)
Freios: a disco nas quatro rodas
Pneus: 235/55 R19
Dimensões: comprimento 468,3 cm; largura, 188,6 cm; altura, 173 cm; entre-eixos, 273,8 cm; peso, 1.699 kg; porta-malas, 560 l
Ficha Técnica – GWM Haval H6 GT PHEV
Motor: gas., diant., transv., 4 cil., 16V, turbo, inj. direta, 1.499 cm³; 2 elétricos síncronos; potência comb., 393 cv; torque comb., 77,7 kgfm
Câmbio: automático, DCT, 2 marchas, tração integral
Bateria: 34 kWh; autonomia, 170 km
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), disco sólido (tras.)
Pneus: 235/55 R19
Peso: 2.050 kg
Dimensões: compr., 472,7 cm; larg., 194 cm; alt., 172,9 cm; entre-eixos, 273,8 cm; porta-malas, 560 litros; tanque, 55 litros