Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Guerra silenciosa

Sistemas inteligentes produzem ondas sonoras para anular o barulho indesejável a bordo dos veículos

Por Alexandre Akashi
Atualizado em 9 nov 2016, 13h40 - Publicado em 16 Maio 2014, 00h06
  • Seguir materia Seguindo materia
  • geral

    Quando não quer levar bronca, criança tampa os ouvidos e cantarola: lá-lá-lá-lá-lá… Pode ser que a inspiração tenha vindo daí, não se sabe. Mas o fato é que esse é o princípio dos sistemas de cancelamento ativo de ruídos, o Active Noise Cancellation (ANC), que fábricas como Audi, Ford e Mercedes, entre outras, utilizam em alguns de seus modelos.

    “O princípio da técnica ativa é captar o campo vibroacústico indesejado e gerar um campo invertido, com diferença de fase de 180 graus”, explica o diretor da SAE Brasil, Samir Gerges. Em outras palavras, combater um ruído com outro ruído para oferecer mais conforto acústico aos usuários. Basicamente, o ANC é composto por microfones instalados na cabine que captam o ruído e o devolvem invertido pelos alto-falantes do sistema de áudio. Todo o trabalho de interpretação dos ruídos de alta frequência (acima de 2 000 Hz), vindos de motor, acessórios (como o ar-condicionado), pneus e vento, é feito por um módulo eletrônico. “Música e voz humana trabalham numa baixa frequência (de 100 a 700 Hz), assim não sofrem interferência do ANC”, afirma o engenheiro Alfredo Guedes Junior, supervisor da Honda, que aplica o sistema no modelo Accord vendido no Brasil.

    DIRETO NA FONTE

    Existe outro tipo de atenuador de ruído que trata o som gerado diretamente no escapamento. Para isso, ele conta com dois sensores (um antes e outro depois do silencioso), caixas acústicas (instaladas dentro do silencioso) e um sistema de controle digital. “Esse sistema ainda é muito caro e por isso não há aplicação comercial”, diz o engenheiro Gerges. Porém ele é bem mais eficiente: enquanto o sistema de cabine reduz o volume em até 10 decibéis, o segundo chega a 30.

    COMPOSIÇÃO DE ONDAS

    655_novas_02.jpeg
    Continua após a publicidade

    SENSORES

    Microfones espalhados pela cabine (em vermelho) captam os ruídos gerados. O controle ativo atua sobre os ruídos de alta frequência, de até 1200 Hz

    AUTO-FALANTES

    O sistema de áudio (azul) emite sons na mesma frequência dos ruídos captados, porém com um perfil de onda invertido, que ajuda a anular a vibração percebida pelo ouvido humano

    PROCESSADOR

    O módulo eletrônico recebe o sinal dos sensores, identifica os ruídos captados e ordena a ação dos alto-falantes

    Continua após a publicidade

    ESPORTIVO? PODE AUMENTAR!

    Para os que consideram o som do motor música para os ouvidos, os fabricantes usam recursos para amplificar esse tipo de ruído. O Mercedes A 45 AMG conta com um flap no sistema de escapamento que é continuamente ajustado de acordo com a exigência do motorista em termos de velocidade, carga no acelerador e ajuste do câmbio (Comfort ou Sport). Já nos modelos aspirados da Porsche o sistema de exaustão conta com duas válvulas pneumáticas no abafador que podem ser acionadas para o motor roncar a plenos pulmões. E os Audi S7 e A1 Sport são equipados com sonorizador que amplifica o ruído interno para dar a sensação de mais esportividade aos ouvidos do motorista.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.