Governo de São Paulo confirma negociação com fabricante chinesa inédita
Secretário da Fazenda e Planejamento do estado revela conversas com uma empresa ligada à Volkswagen
Cada vez mais fabricantes chinesas estão de olho no Brasil como parte de seus planos de expansão global. Mais uma está pensando em vender carros aqui, como revelado por Samuel Kinoshita, secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, durante o evento de anúncio do investimento da Volkswagen no estado paulista.
De acordo com o site Auto Indústria, Kinoshita disse que o governo estadual está conversando com uma montadora que tem uma ligação com a Volkswagen na China interessada em se instalar em São Paulo. O secretário disse que não poderia revelar o nome da empresa, por conta das negociações ainda estarem acontecendo em sigilo.
A lista das das marcas chinesas ligadas à Volkswagen não é grande. A empresa alemã tem duas joint venture na China. Uma delas é a com a SAIC, a mais antiga ainda em operação, criada em 1984 (a primeira foi da AMC em 1983) e que deu origem ao Santana vendido no país. É a maior das quatro fabricantes do governo chinês (as outras três são a FAW, Dongfeng e Changan).
Apesar de ter diversas submarcas, a SAIC utiliza a MG, fabricante inglesa que foi adquirida em 2007, como sua marca global, rebatizando os carros de suas outras divisões. O nome MG ainda tem uma história no Brasil, após vender carros no país entre 2011 e 2013.
Esta é uma possibilidade bem forte. A SAIC quer investir no Brasil há um tempo anunciou um investimento de R$ 300 milhões para instalar uma fábrica em Pouso Alegre (MG), que irá fornecer motores para a XCMG.
A segunda joint venture da Volkswagen é com a FAW, outra estatal chinesa que estava trabalhando para vender carros por aqui. Como revelado por QUATRO RODAS, a fabricante queria começar a operação nacional em 2023 e, na época, trabalhava na homologação do Bestune E05, um monovolume semelhante ao BYD D1 para ser vendido para empresas.
O E05 seria só a porta de entrada, com a previsão de que o sedã B70 e o SUV B70S também fossem lançados, mas o plano anterior era que estivesse nas lojas no 1º semestre de 2024, o que não aconteceu e a FAW segue sem novidades.
A terceira possibilidade tem uma ligação menor com a VW. A startup XPeng recentemente recebeu um investimento de US$ 700 milhões do Grupo Volkswagen, que comprou 4,99% da empresa. O objetivo da alemã é bem claro, assinando um acordo de cooperação para compartilhar e desenvolver plataformas e software juntas.
Enquanto isso, a XPeng está finalizando os detalhes para chegar ao Brasil. O site InsideEVs Brasil conversou com executivos da empresa durante o Salão de Pequim (China), que confirmaram os planos para o mercado brasileiro e que estavam finalizando a escolha de um representante local.