Gordon Murray lança dois projetos especiais inspirados na McLaren F1 e LeMans
Criador da McLaren F1 estreia sua nova marca para projetos especiais, com dois superesportivos V12 que remete às 24h de Le Mans e ao seu trabalho mais icônico

Gordon Murray é um dos maiores designers e engenheiros automotivos da história. Entre seus trabalhos mais famosos, temos a icônica McLaren F1, que deixou sua marca na história do automobilismo ao vencer as 24h de Le Mans 1995.
Murray criou sua própria empresa para construir seus supercarros, a GMA (Gordon Murray Automotive). Mas só uma montadora não era suficiente, então ele criou também a GMSV (Gordon Muray Special Veihcles) para projetos ainda mais especiais e exclusivos.

É da GMS que vêm as duas novas obras de Murray, que homenageiam e se inspiram não só na F1, bem como nas 24h de LeMans. Ambos os modelos são baseados no T.50, sua primeira criação na GMA e que por si só já é uma reimaginação da F1 nos tempos modernos.

Assim nasceu o GMSV Le Mans GTR, um esportivo de cauda longa, uma característica marcante do F1 e que ajuda a aumentar o downforce. A dianteira é chamativa e bem baixa, destacando os arcos de roda pronunciados. É lá que ficam os faróis, compostos por dois pares circulares. Nas laterais, temos duas câmeras que substituem os espelhos retrovisores.
A traseira tem um grande aerofólio e um par de escapamentos central. Mas apesar do Le Mans GTR ser feito sob o mesmo chassi de fibra de carbono do T.50 e compartilhar seu motor Cosworth GMA V12 de 4,0 litros desenvolve 650 cv, não temos aqui o ventilador traseiro. Essa peça foi projetada por Murray e é capaz de reduzir o arrasto aerodinâmico.

O segundo projeto é o GMSV S1 LM. Diferente do anterior, esse não busca ser tão moderno esteticamente, e é feito exatamente sob os mesmos moldes do clássico F1, mas tomando algumas liberdades criativas.

O S1 LM tem design bem característico da década de 1990, trazendo até mesmo faróis pop-up, que infelizmente são proibidos e não devem chegar nos carros de produção. Os retrovisores são tradicionais, mas nem tanto, já que ficam presos na coluna A do carro, enquanto as rodas trazem um design bem clássico de cinco raios.

Ele também não tem o ventilador traseiro para gerar downforce, mas tem um grande aerofólio. As quatro luzes traseiras ficam em uma moldura estreita e filetada. Mais abaixo há quatro saídas de escapes posicionadas no centro.

No S1 LM o motor V12 é um pouco maior, chegando a 4,3 litros, o que aumenta sua potência para 708 cv. Outra característica que ambos os projetos têm em comum é o interior para três passageiros, com o motorista no centro, podendo levar dois caronas do seu lado. Os dois esportivos também são equipados com transmissão manual de seis marchas.

Claro que os projetos especiais são limitados. O Le Mans GTR terá 24 unidades produzidas, homenageando a corrida que dura 24 hotas. Já o S1 LM é ainda mais restrito, tendo apenas cinco unidades fabricadas, cujo todas já foram compradas e — pasmem — pela mesma pessoa. Infelizmente, os preços não foram divulgados.

E se depender de Murray, ainda mais projetos como estes virão. De acordo com Phillip Lee, CEO do Gordon Murray Group, a mente do designer trabalha a todo instante: “Às vezes, estamos em uma reunião e acho que Gordon está ouvindo e, no final, ele desliza sobre um pedaço de papel com algo fantástico e diz: ‘O que você acha, devemos construir isso?’”, conta o executivo.