Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Última Semana: Revista em casa por 9,90

Gordon Murray lança dois projetos especiais inspirados na McLaren F1 e LeMans

Criador da McLaren F1 estreia sua nova marca para projetos especiais, com dois superesportivos V12 que remete às 24h de Le Mans e ao seu trabalho mais icônico

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 22 ago 2025, 19h12 - Publicado em 21 ago 2025, 13h40
GMSV Le Mans GTR
GMSV Le Mans GTR (GMSV/Divulgação)
Continua após publicidade

Gordon Murray é um dos maiores designers e engenheiros automotivos da história. Entre seus trabalhos mais famosos, temos a icônica McLaren F1, que deixou sua marca na história do automobilismo ao vencer as 24h de Le Mans 1995.

Murray criou sua própria empresa para construir seus supercarros, a GMA (Gordon Murray Automotive). Mas só uma montadora não era suficiente, então ele criou também a GMSV (Gordon Muray Special Veihcles) para projetos ainda mais especiais e exclusivos.

GMSV Le Mans GTR
GMSV Le Mans GTR (GMSV/Divulgação)

É da GMS que vêm as duas novas obras de Murray, que homenageiam e se inspiram não só na F1, bem como nas 24h de LeMans. Ambos os modelos são baseados no T.50, sua primeira criação na GMA e que por si só já é uma reimaginação da F1 nos tempos modernos.

GMSV Le Mans GTR
GMSV Le Mans GTR (GMSV/Divulgação)

Assim nasceu o GMSV Le Mans GTR, um esportivo de cauda longa, uma característica marcante do F1 e que ajuda a aumentar o downforce. A dianteira é chamativa e bem baixa, destacando os arcos de roda pronunciados. É lá que ficam os faróis, compostos por dois pares circulares. Nas laterais, temos duas câmeras que substituem os espelhos retrovisores.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

A traseira tem um grande aerofólio e um par de escapamentos central. Mas apesar do Le Mans GTR ser feito sob o mesmo chassi de fibra de carbono do T.50 e compartilhar seu motor Cosworth GMA V12 de 4,0 litros desenvolve 650 cv, não temos aqui o ventilador traseiro. Essa peça foi projetada por Murray e é capaz de reduzir o arrasto aerodinâmico.

GMSV Le Mans GTR
GMSV Le Mans GTR (GMSV/Divulgação)

O segundo projeto é o GMSV S1 LM. Diferente do anterior, esse não busca ser tão moderno esteticamente, e é feito exatamente sob os mesmos moldes do clássico F1, mas tomando algumas liberdades criativas.

Continua após a publicidade
GMSV Le Mans GTR
GMSV Le Mans GTR (GMSV/Divulgação)

O S1 LM tem design bem característico da década de 1990, trazendo até mesmo faróis pop-up, que infelizmente são proibidos e não devem chegar nos carros de produção. Os retrovisores são tradicionais, mas nem tanto, já que ficam presos na coluna A do carro, enquanto as rodas trazem um design bem clássico de cinco raios.

GMSV S1 LM
GMSV S1 LM (GMSV/Divulgação)

Ele também não tem o ventilador traseiro para gerar downforce, mas tem um grande aerofólio. As quatro luzes traseiras ficam em uma moldura estreita e filetada. Mais abaixo há quatro saídas de escapes posicionadas no centro.

Continua após a publicidade
GMSV S1 LM
GMSV S1 LM (GMSV/Divulgação)

No S1 LM o motor V12 é um pouco maior, chegando a 4,3 litros, o que aumenta sua potência para 708 cv. Outra característica que ambos os projetos têm em comum é o interior para três passageiros, com o motorista no centro, podendo levar dois caronas do seu lado. Os dois esportivos também são equipados com transmissão manual de seis marchas.

GMSV S1 LM
GMSV S1 LM (GMSV/Divulgação)

Claro que os projetos especiais são limitados. O Le Mans GTR terá 24 unidades produzidas, homenageando a corrida que dura 24 hotas. Já o S1 LM é ainda mais restrito, tendo apenas cinco unidades fabricadas, cujo todas já foram compradas e — pasmem — pela mesma pessoa. Infelizmente, os preços não foram divulgados.

Continua após a publicidade
GMSV S1 LM
GMSV S1 LM (GMSV/Divulgação)

E se depender de Murray, ainda mais projetos como estes virão. De acordo com Phillip Lee, CEO do Gordon Murray Group, a mente do designer trabalha a todo instante: “Às vezes, estamos em uma reunião e acho que Gordon está ouvindo e, no final, ele desliza sobre um pedaço de papel com algo fantástico e diz: ‘O que você acha, devemos construir isso?’”, conta o executivo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos,comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.