A Goodyear apresentou no último Salão de genebra um novo tipo de pneu voltado para utilitários esportivos.
Ainda sem nome, o pneu conceitual tem um grande sulco central, que reduz a superfície de contato com o solo e, assim, diminui sua resistência ao rolamento. Com isso, é possível diminuir o consumo de combustível e o nível de CO2 liberado pelo veículo, já que o motor “não precisa trabalhar tanto para impulsionar o pneu para frente contra o atrito criado pelo contato com solo”, segundo a empresa.
Além destes benefícios, o sulco também consegue evacuar grandes quantidades de água e lama da superfície de contato em pista molhada, melhorando a aderência geral. A principal diferença deste conceito para outros estudos é que o projeto da Goodyear não tem dois pneus juntos em um único aro, e sim uma única carcaça com superfície de contato dupla. Assim, o pneu suporta o peso de carga de um SUV, oferece os benefícios já citados de um pneu com superfície de contato dupla e ainda utiliza menos borracha em sua fabricação, reduzindo tanto a quantidade de matéria-prima quanto seu peso total.
O pneu “do futuro” também tem texturas hidrofóbicas com sistema de autolimpeza, que expulsam mais facilmente a lama e outros elementos sólidos da banda de rodagem. Embora não tenha sido concebido para ser comercializado, o pneu conceitual poderá servir como referência no desenvolvimento de futuros produtos, e contribuirá para resolver questões relacionadas à resistência ao rolamento e aderência em pisos molhados.