Gol lidera vendas de 2014 na Argentina
Palio é 3º no país vizinho; no Brasil, domínio acabou no ano passado
Se 2014 ficou marcado como o ano em que o Gol perdeu sua liderança de 27 anos no mercado brasileiro, pelo menos na Argentina a Volkswagen teve motivos para comemorar.
Segundo números divulgados pela ACARA (Associação das Revendedoras de Automóveis da República da Argentina, em português), o hatch da marca alemã foi o modelo mais vendido no país vizinho no ano passado. Foram 34.275 unidades comercializadas do Gol contra 26.991 unidades vendidas do vice-líder Renault Clio Mio – no Brasil o modelo se chama Clio Campus. O agora líder brasileiro Fiat Palio ocupa apenas o terceiro lugar na Argentina, com 26.488 emplacamentos. O popular, aliás, chegou a liderar o mercado local em alguns meses, mas acabou o ano atrás dos rivais.
Embora o mercado brasileiro seja bem maior do que o argentino tanto em representatividade quanto no tamanho das frotas dos países, para efeito de comparação os números da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) indicaram uma diferença de apenas 385 unidades a favor do Palio – foram 183.741 emplacamentos do veículo da Fiat contra 183.356 do Gol.