Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Gol faz 35 anos; veja 10 curiosidades

Ex-campeão de vendas foi lançado em 1980

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 22 mar 2024, 15h32 - Publicado em 12 Maio 2015, 17h35
classicos
 (/)
Continua após publicidade
classicos

Não era exatamente desta forma que o Gol gostaria de celebrar seus 35 anos. Longe da liderança de vendas do mercado nacional, perdida em 2014 após 27 anos de domínio absoluto, o hatch vive um momento delicado. Mas isso não significa que não temos motivos para comemorar, afinal não é todo dia que um dos modelos mais queridos do brasileiro faz aniversário. Para marcar esta data, reunimos abaixo dez curiosidades sobre o Gol.

1. Todo mundo sabe que o nome “Gol” vem do momento máximo do futebol, e que a Volkswagen tem tradição em se inspirar no mundo dos esportes para batizar seus modelos -Golf e Polo estão aí para não nos deixar mentir. Mas pouca gente sabe é que a Volkswagen cogitou chamar seu best-seller de Angra, homenageando a bela região de Angra dos Reis. A ideia acabou sendo descartada por remeter ao polêmico projeto de usinas nucleares na região nos anos 70.

01_volks_1980golgeracaoi.jpeg

2. O projeto do Gol saiu das mentes criativas de três designers: Márcio Piancastrelli, José Vicente Martins e George Oba. O trio chegou até a ser deslocado para o QG da Audi, em Ingolstadt, para disputar com o projeto realizado pela própria matriz da VW em Wolfsburg. Para surpresa geral, os brasileiros acabaram vencendo a concorrência local.

3. Antes de o Gol ganhar as ruas, rumores indicavam que o Gol seria quase um “irmão gêmeo” do Audi 50, que por sua vez era praticamente um clone do primeiro Volkswagen Polo. No fim das contas, o Gol acabou se inspirando no cupê Scirocco.

4. Ainda nos anos 80, a VW chegou a desenvolver um projeto conhecido pelo codinome BY. Era um estudo de veículo hatchback de três portas com uma solução até então inédita no país: banco traseiro deslizante, podendo ampliar o espaço no banco traseiro ou no porta-malas. O projeto acabou sendo engavetado, e o criativo recurso só seria aproveitado em 2003 com a chegada do Fox.

Continua após a publicidade
04_volks_1981golgt18.jpeg

5. Contrariando as tendências da própria Volkswagen, que enfim começava a investir em motorizações refrigeradas a água, o Gol foi lançado com o antigo motor 1.300 refrigerado a ar do Fusca. Nem é preciso dizer que o fraco desempenho deste conjunto resultou em uma enxurrada de críticas, obrigando a VW corrigir o erro rapidamente, à princípio trocando o motor pelo 1.600 até aposentá-lo definitivamente alguns anos depois com a chegada do esportivo GT.

6. Falando em esportivos, o Gol GT inaugurou uma tradição de versões nervosas do Gol. Depois dele ainda viriam o GTS, o cobiçado GTi (quem não se lembra da carroceria azul e cinza?) e o radical GTI 16V, cujo motor 2.0 com cabeçote alemão entregava 141 cv.

golrs.jpeg

7. A banda The Rolling Stones ganhou uma homenagem inusitada da VW: a série Gol Rolling Stones chegou às ruas aproveitando o frisson em torno da turnê “Voodoo Lounge”. Junto com o carro vinha um brinde mais do que apropriado: uma fita cassete (!) do álbum mais recente gravado pela banda de Mick Jagger na época.

gol-vintage.jpeg
Continua após a publicidade

8. E já que estamos falando de série especial, o Gol é um dos modelos com o maior número de edições exclusivas – e diferentes também. Eis algumas delas: Gol Atlanta (lançado em homenagem aos Jogos Olímpicos de 1996), Gol Fun (com direito a faróis com máscaras na mesma cor da carroceria), Gol Titan (supostamente uma versão ‘parruda’ do G4 com rodas de aço) e Gol Seleção (alusivo à Copa do Mundo de 2014 disputada no Brasil). Uma das séries especiais mais exclusivas foi baseada justamente no Gol Geração 5. O Gol Vintage teve apenas 30 unidades numeradas e vendidas para colecionadores. Baseado na versão Power, o carro tinha pintura branca com detalhes pretos, mas a cereja do bolo vinha no porta-malas: uma guitarra Tagima Stratocaster personalizada com as mesmas cores do veículo.

9. O Gol é o veículo mais exportado da história da VW Brasil, com mais de 1 milhão de unidades vendidas em 66 países, sendo a maioria deles situado na América Latina. No entanto, entre 2004 e 2005, o modelo chegou a ser exportado para a Rússia, onde foi vendido com o nome Pointer – nomenclatura também utilizada em outros países.

10. A Volkswagen Argentina usou o Gol para tirar sarro do vexame brasileiro na Copa do Mundo. A provocação não estava no agradecimento à seleção de Lionel Messi pelo vice-campeonato mundial (a Argentina perdeu justamente para a Alemanha, algoz da Seleção Brasileira), e sim na placa do Gol (LTA 701) que estampava o anúncio: as letras “LTA” seriam uma abreviatura de “La Tenes Adentro”, uma expressão chula popularizada por Diego Maradona. O golpe de misericórdia veio com os números 701, em alusão à goleada histórica de 7×1 sofrida pelo Brasil em Belo Horizonte.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.