GM revela planos de fabricar elétricos no Brasil
A produção depende do volume de vendas que a empresa alcançará com os importados, a começar pelo Bolt EUV, que chega em maio
![Chevrolet Bolt 2022](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/02/2022-Chevrolet-Bolt-EUV-10.jpg?quality=70&strip=info&w=1266&h=720&crop=1)
O presidente da General Motors América do Sul, Santiago Chamorro, deu uma entrevista hoje pela manhã na qual anunciou a participação do Centro de Desenvolvimento da empresa no Brasil, na criação próxima da nova geração de veículos elétricos globais do grupo.
A parceria entre os centros de pesquisa da empresa no mundo não é novidade. Mas o anúncio oficial da inclusão da engenharia brasileira nos programas dos elétricos sinaliza algo mais importante para o mercado que é inclusão do Brasil entre os países onde os novos veículos serão comercializados e, em futuro próximo, produzidos.
Dois desses produtos já foram anunciados e chegam em breve às lojas. Trata-se dos SUVs Blazer EV e Equinox EV. Haverá ainda um terceiro modelo, mantido em segredo. Mas não é o Bolt EUV que chega antes, em maio, embora essa data não seja oficial. Serão portanto quatro modelos elétricos novos e, segundo fontes, o produto misterioso é a nova Silverado EV.
![chevrolet_blazer_ev_ss_0250014e0f640a5b 2024 Chevrolet Blazer EV](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/04/chevrolet_blazer_ev_ss_0250014e0f640a5b.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Segundo Chamorro, os elétricos da Chevrolet serão importados para o Brasil mas têm grande chance de serem produzidos localmente, a curto prazo. “Entre as montadoras instaladas, provavelmente nós seremos os primeiros nessa inovação de industrializar veículos elétricos no país e não vai ser muito distante de agora”, afirmou Chamorro.
A GM já teria feito as contas de qual seria volume de vendas mínimo necessário para justificar a fabricação no Brasil – que demanda investimentos para mudanças importantes nas fábricas atuais, como a criação de áreas isoladas para se lidar com as baterias e estruturas nas linhas de produção que suportem o peso mais elevado dos carros.
![2024 Chevrolet Equinox EV 3LT 2024 Chevrolet Equinox](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/09/2024-Chevrolet-Equinox-EV-3LT-117-e1662660254259.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O Bolt EUV terá importante papel para estimular as vendas dos elétricos da Chevrolet no Brasil. Em seu lançamento, que será anunciado em breve, a GM deve apresentar condições facilitadas de aquisição, dentro do Plano Chevrolet Sempre, no qual o comprador dá uma entrada e financia o restante, com uma parcela maior ao final, com recompra garantida do carro.
As fábricas ainda precisam de mudanças, mas tanto o Campo de Provas da Cruz Alta (CPCA), em Indaiatuba, quanto o Centro Tecnológico (CT), em São Caetano do Sul, ambos no estado de São Paulo, já se prepararam para os novos tempos, com parte do aporte de R$ 10 bilhões que foi anunciado pela GM, em 2019 (um novo ciclo de investimento da empresa no país sera divulgado, em breve, de acordo com Chamorro).
![2024 Silverado EV RST Nova Chevrolet Silverado EV RST 2024 dispensou grade frontal para se tornar mais aerodinâmica](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/01/2024-Silverado-EV-RST-04132.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
As principais colaborações desses dois centros de pesquisa atualmente, no que diz respeito aos projetos dos elétricos, estão relacionadas às áreas de eficiência energética e de conectividade, além de testes de certificação e homologação nos diferentes mercados onde os modelos serão comercializados.
Das montadoras instaladas no país, a GM é a mais dá sinais inequívocos de que aposta suas fichas nos carros elétricos. E, segundo Chamorro, a empresa faz isso para atender as novas demandas dos consumidores.
Na entrevista de hoje, o executivo citou uma pesquisa feita pela GM que ouviu pessoas com intenção de comprar um carro nos próximos de 12 a 18 meses e constatou que 86% consideraram adquirir um elétrico. E que, entre aquelas que já são donas de elétricos, nenhuma declarou ter vontade de voltar a ter um modelo à combustão.