Clique e Assine QUATRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

GM fecha fábricas na Colômbia e no Equador e vira importadora

Plantas operavam bem abaixo dos 50% da capacidade máxima de produção; operações da Chevrolet continuarão, mas só por importação

Por João Vitor Ferreira
30 abr 2024, 14h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Fábrica GM do Equador
    Fábrica da GM no Equador (Divulgação/GM)

    A GM anunciou que fechará duas de suas fábricas na América do Sul. As plantas da Colmotores, na Colômbia, e da OBB, no Equador, terão suas produções encerradas nos próximos meses, porém, a marca continuará atuando no país como importadora.

    Na Colômbia, a GM encerrou a produção na última sexta-feira (26). A fábrica produzia o Chevrolet Joy, versão de entrada do Onix da geração passada, que “se mudou” para o Bogotá após o fim da sua produção em São Caetano do Sul, em São Paulo. A montadora operava na Colmotores (Fábrica Colombiana de Motores) desde 1957 e em 1979 se tornou acionista majoritária da planta após adquirir 77,4% dos seus direitos.

    Joy será produzido na Colômbia
    Depois de ser descontinuado no Brasil, Chevrolet Joy passou a ser produzido na Colômbia (Divulgação/Chevrolet)

    Segundo um porta-voz, a GM ainda aguarda a autorização do Ministério do Trabalho para demitir 850 funcionários na fábrica colombiana.

    Continua após a publicidade

    Já na fábrica de Quito, capital do Equador, o processo pode demorar um pouco mais. A montadora manterá a produção da picape Chevrolet D-Max — uma variante do modelo da Isuzu de mesmo nome — até o final de agosto. Com o encerramento dos trabalhos, todos os funcionários da fábrica equatoriana serão dispensados.

    Chevrolet D-Max
    Chevrolet D-Max (Divulgação/Chevrolet)

    A GM não deu detalhes do motivo para o fechamento das fábricas, mas o nível de ociosidade de ambas ultrapassava os 50%. As unidades de Colômbia e Equador operavam com apenas 9% e 13% de sua capacidade total de produção, respectivamente.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    “As ações que anunciamos hoje são fundamentais para garantir que estejamos melhor posicionados para oferecer aos nossos clientes os veículos e tecnologias mais avançado”, disse a GM em seu comunicado oficial.

    Com o fechamento das fábricas, a GM passa a operar com seis fábricas na América do Sul, sendo apenas uma, a de RosáRio, na Argentina, fora do Brasil. As demais são de São Caetano do Sul, Mogi das Cruzes e São José dos Campos, em São Paulo, Gravataí, no Rio Grande do Sul, e Joinville, em Santa Catarina.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Responda a pesquisa e leia essa matéria grátis
    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.