Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

GM ‘copiou’ motor da Ferrari para criar o V8 do novo Corvette Z06

Equipe de engenharia da GM comprou um motor usado da Ferrari 458 para estudar como um V8 de virabrequim plano era construído

Por João Vitor Ferreira
5 mar 2022, 08h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O que você faria para construir algo que você nunca fez na vida? A Chevrolet resolveu ir atrás de quem entende do negócio e deu uma espiadinha em como funcionam os motores de uma das suas concorrentes.

    Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

    Para o novo Corvette Z06, a montadora queria mudar um pouco a fórmula do seu V8. Ao invés do tradicional virabrequim cruzado, a equipe de engenharia quis se inspirar nos europeus e construir um motor com virabrequim plano, responsável por dar um comportamento e um ronco completamente distinto aos motores V8. 

    GM ‘copiou’ motor da Ferrari para criar o V8 do novo Corvette Z06
    O LT6 é o primeiro V8 da GM a usar virabrequim plano, permitindo que ele trabalhe em rotações mais altas do que um transversal (Divulgação/Chevrolet)

    “Fizemos benchmark de um número tremendo de concorrentes lá fora. Nós olhamos para a McLaren, Porsche e atentamente para a Ferrari.”, contou o engenheiro-chefe do projeto Gemini, Jeremy Lee, durante a apresentação do motor LT6.

    Continua após a publicidade

    Explicando melhor a história, Lee contou que, em 2014, no começo do projeto, a equipe estava de olho especificamente no motor da Ferrari 458. Como naquela fase era inviável a compra de uma 458 só para retirar o seu V8, os engenheiros tiveram que dar um “jeitinho”.

    Corvette Z06 2023 frontal
    2023 Chevrolet Corvette Z06 (Divulgação/Chevrolet)

    Pesquisando no Ebay, a equipe encontrou o motor de um 458 destruído à venda na Polônia. Lee conta que eles enviaram um cheque de U$ 25.000 (R6.500 na cotação atual) e ficaram surpresos quando o motor F136 realmente chegou em um palete nas instalações de engenharia da GM em Pontiac, no estado americano do Michigan.

    Continua após a publicidade

    Com o motor da Ferrari em mãos, iniciou-se o processo de engenharia reversa. Ao abrir o motor, a equipe gostou do que viu. “Lembro-me de ficar impressionado com o quão pequenos eram seus rolamentos”, diz Tadge Juechter, engenheiro-chefe do Corvette.

    Corvette Z06 2023 traseira

    Outra coisa que chamou atenção dos engenheiros foi a proteção de vários componentes eletrônicos e de ignição das vibrações da manivela plana. “Uma coisa que Jordan e sua equipe examinaram mais de perto foram as técnicas da Ferrari para isolamento da bobina de ignição e fixação de conectores elétricos para evitar problemas de atrito”, conta Trevor Thompkins, porta-voz da GM em entrevista ao site The Drive.

    Continua após a publicidade

    Embora a GM não tenha copiado a engenharia da Ferrari, ver o trabalho da montadora de perto foi “muito benéfico” para a equipe, ajudando para que eles desenvolvessem suas próprias soluções.

    Vale tudo para ouvir o ronco de um V8 Ferrari naturalmente aspirado?
    Ferrari 458 (Divulgação/Ferrari)

    Com o protótipo pronto, era hora de testá-lo. Equipado em um Corvette C8, primeiro a equipe quis testar seu motor contra a sua inspiração, a 458. Na segunda fase, ele foi substituído pela mais recente 488, com motor turbo. Entretanto, a equipe sentiu faltava “alma” na comparação e voltou a usar uma 458 com motor aspirado.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Graças a esse trabalho da equipe, o primeiro V8 de virabrequim plano da GM é também o mais potente já feito para um carro de produção e consegue gerar 679 cv a uma rotação de 8.600 rpm, com torque máximo de 63,6 kgfm. O novo Corvette Z06 deve começar a ser vendido nos EUA no meio do ano com um preço inicial de U$ 100.000, ou R$ 506.000 em conversão direta.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
    A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Consulte a Tabela KBB

    Selecione o carro que você quer vender ou comprar

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.