A General Motors anunciou que vai contratar até 200 funcionários para a fábrica de São José dos Campos, no interior de São Paulo. O anúncio foi feito pela montadora ao Sindicato dos Metalúrgicos, filiado à CSP-Conlutas, nesta segunda-feira (26).
Segundo o comunicado, a intenção da montadora é retomar o segundo turno da produção da picape Chevrolet S10, que foi desativado em outubro do ano passado.
No mesmo mês do fechamento do turno, a montadora havia demitido centenas de funcionários em suas três fábricas no estado de São Paulo (São José dos Campos, São Caetano e Mogi das Cruzes) através de telegramas, tendo como justificativa a “queda nas vendas”.
Os novos postos de trabalho serão abertos no próximo mês de outubro, exatamente um ano após a paralisação do segundo turno. As contratações serão temporárias, tendo período de um ano, podendo ser prorrogadas por mais um ano. Os trabalhadores temporários terão os mesmos direitos e benefícios concedidos aos empregados efetivos, afirmou a GM.
As contratações já foram formalizadas e anunciadas ao sindicato dos metalúrgicos da região, que fará uma assembleia em breve com os trabalhadores para detalhar as condições das novas contratações.
“A abertura de mais postos de trabalho e do segundo turno na linha de produção da S10 é essencial para impulsionar o emprego e fortalecer a economia local. Essa é uma bandeira que o Sindicato sempre defendeu”, afirma o secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região, Renato Almeida.
Com a reabertura do segundo turno, a GM pretende aumentar a produção da S10 de 176 para 220 unidades por dia. Atualmente, a planta emprega 3.150 funcionários e também produz o SUV Trailblazer.