General Motors fechará fábrica do Chevrolet Tracker na China
Decisão põe em xeque o futuro do SUV compacto no país asiático; modelo nacional será renovado este ano

As gerações atuais dos Chevrolet Onix e Tracker nasceram em uma cooperação entre Brasil e China. Pode ter dado certo por aqui, com ambos figurando entre os mais vendidos, mas o mesmo não aconteceu no oriente, onde o Onix, vendido somente na versão sedã, já saiu de linha. Agora é o Tracker que está por um fio.
Conforme publicado pela agência Reuters, citando fontes ligadas à General Motors, a fabricante irá fechar a fábrica em Shenyang este mês, como parte do esforço de reestruturação no país. O complexo é responsável pela montagem tanto do Chevrolet Tracker quanto da minivan Buick GL8.
Como a GM ainda não se manifestou a respeito, o futuro do Tracker no país é uma incógnita. Ao contrário do que aconteceu com o Onix Plus, que foi rejeitado pelos chineses por conta do motor de três cilindros, o Tracker se saiu um pouco melhor e ganhou mudanças como um novo interior, que inspirou o estilo usado pela Montana e pela Spin.
Existe a possibilidade de que sua produção seja movida para outro local, mas não há muitas esperanças de que isso realmente aconteça. O site South China Morning Post relata que o trabalho de reestruturação da joint venture com a GM passará pela eliminação de modelos específicos com os quais estão perdendo dinheiro. E o Tracker é um deles.
O mercado chinês está vendo a preferência dos clientes migrar para marcas locais, seja por contar com mais tecnologia ou por possuírem mais opções de elétricos e híbridos plug-in, deixando os carros a combustão de lado. E mesmo assim, a GM tem mais problemas por ter a Buick como uma marca mais forte, por ter sido o carro preferido do imperador chinês na década de 1920.
A própria CEO da GM, Mary Barra, deixou claro que o foco da empresa na China não será a Chevrolet e sim a Cadillac, a Buick e no negócio de importação de carros premium. São marcas que ainda tem um apelo forte com uma faixa de clientes.

Há mais indicações de que o futuro do Tracker na China não é nada bom. O SUV compacto será reestilizado no Brasil este ano e já apareceu em testes diversas vezes, enquanto a versão chinesa não mostra que será renovado. É o mesmo caso do Onix, que saiu de linha por lá sem nem ao menos receber seu primeiro facelift.
Isto poder ter um impacto no Brasil. As gerações atuais de Onix e Tracker foram desenvolvidas pensando tanto nos chineses quanto nos brasileiros e o mesmo não deve acontecer na próxima geração. Com uma equipe de engenharia local, a fabricante deverá desenvolver novos veículos com foco total no gosto local, sem cair na armadilha de trazer um modelo chinês com outro nome, estratégia usada em alguns países da América Latina.