Gêmeos, Fiat Scudo, Peugeot Expert e Citroën Jumpy ganham atualizações
Jumpy, Expert e Scudo compartilham o mesmo visual e chegam à linha 2025 trazendo direção elétrica e rádio Bluetooth como principais novidades
A Stellantis resolveu inovar e, de uma só vez, está atualizando toda a sua linha de veículos leves utilitários (VULs) no Brasil. Facilitou bastante porque, na prática, os Fiat Scudo, Peugeot Expert e Citröen Jumpy são o mesmo carro e novos equipamentos para facilitar o trabalho de transporte do dia-a-dia e visual atualizado. Mas cada um tem sua própria dianteira.
Os três compartilham a mesma estrutura, sendo diferenciados pela parte superior da dianteira. O Peugeot Expert, por exemplo, tem um design de fenda próximo aos faróis, enquanto os modelos da Fiat e Citröen trazem barras preta que interliga os mesmos faróis. Mas essas barras pretas são diferentes entre si.
O para-choque também é o mesmo para os três e abriga os novos faróis de neblina. Na traseira, a única diferença fica por conta das inscrições com o nome dos modelos e de suas respectivas marcas. As rodas são de aço e têm 16’’.
Um detalhe interessante é que o Jumpy é o primeiro veículo da Citröen a ostentar o novo logo da montadora, que ainda não chegou à sua linha de carros de passeio.
Apesar das mudanças estéticas, as dimensões não mudam. São 5,33 m de comprimento, 2,20 m de largura, 1,97 de altura e 3,27 m de entre-eixos. O compartimento de carga tem volume de 6,1 m³ e pode ser acessado pelas portas traseiras com abertura de até 180º ou pela lateral, corrediça. Já a capacidade é de 1.450 kg, independente da versão.
O motor não muda. Os furgões seguem usando o 1.5 HDi turbodiesel de 120 cv e 30,6 kgfm, acoplado a uma transmissão manual de seis marchas.
Para a cabine, a Stellantis trouxe mais novidades. A começar pela direção, que agora trás assistência elétrica, facilitando as manobras e usabilidade no trabalho. O volante é multifuncional e tem botões para controlar as funções do rádio Bluetooth com tela sensível ao toque de 5’’, e do limitador de velocidade.
O quadro de instrumentos agora é digital, de cristal líquido, e permite ao motorista selecionar as informações que serão projetadas na tela. A Stellantis também destaca a grande quantidade de porta-objetos, que juntos somam 41 L de espaço útil.
Em relação ao layout da cabine, a principal mudança fica por conta das saídas do ar-condicionado (sempre analógico), que agora são horizontais e ficam logo abaixo da tela central, essa posicionada no topo do painel.
Além da direção elétrica, os furgões também são equipados com vidros, retrovisores e travas elétricas, airbags frontais para os três passageiros, uma porta USB (para carregamento e transferência de dados) controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa (incluindo para manobras em ré), sensor crepuscular e de chuva, sensor de estacionamento traseiro e DLR.
A Stellantis oferece ainda conversões de fábrica para os furgões, podendo transformá-los em veículos de passeio 7+1 lugares, minibus 10+1 lugares, ambulância, carro refrigerado, serviços logísticos, oficina móvel, transporte de pessoas com necessidades especiais e até motorhome.
Por fim, a montadora também disponibilizará acesso gratuito por um ano ao seu exclusivo ao seu aplicativo de gestão de frotas. Ele recebe um nome diferente para cada um dos modelos — Connect Fleet (Citroën) My Peugeot Pro (Peugeot) / Connect////Me | Gestão de Frotas (Fiat) — e permite ao operador monitorar diferentes parâmetros do veículo à distância, como quilometragem rodada, alertas de localização e partida, rastreamento e velocidade.
Além disso, é possível também criar “cercas eletrônicas”, ou seja, um tipo de perímetro onde os veículos podem circular. Se saírem da área estabelecida, um aviso é emitido no aplicativo para o controlador da frota. O aplicativo também oferece a opção de recuperação veicular em caso de furto e roubo.
Os novos Jumpy, Expert e Scudo já estão disponíveis para compra em duas versões: Cargo, que parte dos R$ 211.990, e Vitré/Multi que custa a partir de R$ 217.990.